Sessão de posse lotou o plenário da Assembleia, com autoridades e políticos. Nas galerias, servidores pleiteavam melhoria salarial
“Sim, será em chapa única”, disse o deputado estadual Vandinho Leite (PSDB), ao ser abordado na entrada do plenário para a solenidade de posse dos deputados estaduais, primeiro ato da abertura dos trabalhos deste ano, que lotou a Assembleia Legislativa na manhã desta quarta-feira (1º). À sessão solene, presidida pelo deputado mais idoso, Theodorico Ferraço (PP), seguiu-se a primeira reunião ordinária, às 15 horas, que confirmou o deputado Marcelo Santos (Podemos) para os próximos dois anos.
O recuo de Vandinho, costurado diretamente pelo governador Renato Casagrande (PSB), não ocorreu de forma harmoniosa, comentam os bastidores. Tanto que, questionado se ocuparia uma vice-presidência na chapa de Marcelo, na chegada para a posse, foi incisivo: “Não faço esse negócio!”.
O posicionamento do líder da chapa desfeita é oposto ao assumido pelo deputado Hudson Leal (Republicanos), até a véspera da eleição irredutível defensor do embate com a chapa vencedora da disputa, segundo declarações dadas à imprensa. Ganhou a primeira vice-presidência, cargo oferecido a Vandinho nas conversas com intermediação do governador. O restante dos cargos ficou assim distribuído: 1º secretário: João Coser (PT); 2ª secretária: Janete de Sá (PSB); 2º vice-presidente: Danilo Bahiense (PL); 3° secretário: Sergio Meneguelli (Republicanos); 4° secretário: Adilson Espindula (PDT).
Na solenidade de posse dos deputados, o assunto corria entre deputados e outras lideranças, em comentários que destacavam até mesmo a coincidência chegada ao plenário do governador Renato Casagrande com Vandinho: os dois quase ao mesmo tempo.
Posse
O plenário Dirceu Cardoso ficou tomado para sessão solene de posse dos deputados eleitos para a legislatura 2023-2027. Além dos parlamentares e convidados, a cerimônia foi aberta à população, que acompanhou tudo das galerias, onde também estavam lideranças sindicais pleiteando melhorias salariais.
O Sindicato dos Servidores Públicos do Estado (Sindipúblicos-ES) cobrou a Casagrande compromissos assumidos durante a campanha eleitoral, relacionado ao reajuste dos servidores estaduais, estacionados desde o início de 2022. Encaminharam pleitos aos novos deputados.
Em seu discurso, Casagrande destacou a democracia e valorizou as instituições. “A unidade do Poder Executivo, Judiciário e Legislativo, das instituições que estão presentes aqui como Tribunal de Contas, Ministério Público, Defensoria, é uma harmonia, e essa independência que não vai deixar a democracia fragilizar, enfraquecer, quebrar”, disse.
A deputada reeleita Iriny Lopes (PT) falou em nome dos parlamentares reeleitos e disse esperar que os colegas consigam repetir a capacidade de trabalhar em prol do povo capixaba, mesmo sob bandeiras político-partidárias diferentes. Além disso, mesmo havendo “posição e oposição” no plenário, projetou que o Legislativo dará a contribuição necessária ao governo.
Já em nome dos novos, o deputado Alcântaro (Republicanos) afirmou que embora existam valores e princípios divergentes entre os colegas, há pontos de convergência que possibilitam servir os capixabas de maneira harmoniosa. Alcântaro também demonstrou preocupação em defender o direito de liberdade de expressão.