quarta-feira, fevereiro 5, 2025
31.9 C
Vitória
quarta-feira, fevereiro 5, 2025
quarta-feira, fevereiro 5, 2025

Leia Também:

Rede Sustentabilidade atinge meta de assinaturas para registro

O Rede Sustentabilidade, em sua segunda tentativa de se viabilizar como partido político, segue avançado no Estado. O Rede superou a meta de 50 mil assinaturas válidas: chegou a 53.903. Esse número garante o registro do partido no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em todo o Brasil, o novo partido já conseguiu 496.427 assinaturas certificadas nos cartórios eleitorais.
 
A primeira tentativa da Rede foi para a eleição presidencial do ano passado. Liderados pela ex-senadora e presidenciável Marina Silva, os organizadores conseguiram as assinaturas, mas nem todas foram comprovadas e o partido teve o registro negado. Com a morte de Eduardo Campos, Marina acabou disputando as eleições pelo PSB, mas manteve incubada a ideia de criar o novo partido.

Pelas regras atuais, os organizadores da nova sigla devem conseguir 0,5% dos votos válidos na última eleição para a Câmara, isso significa 496 mil assinaturas para sua oficialização. 

 
No Estado, a expectativa recai sobre o prefeito da Serra, Audifax Barcelos, também PSB. Ele vem trabalhando na coleta de assinaturas para o partido e se reuniu no início do ano com a ex-senadora. A tendência é de que assim que o novo partido consiga o registro, o prefeito migre para a nova sigla, embora o PSB faça esforços para manter Audifax, principal de seus 22 prefeitos, em seus quadros.
 
Mas, para os meios políticos Serranos, o PSB não tem a oferecer o que o prefeito precisa para o próximo embate com o ex-prefeito Sérgio Vidigal (PDT). Audifax precisa de um partido para chamar de seu, evitando ter de depender de outras lideranças para costurar seus projetos políticos. 
 
Audifax já foi filiado ao PDT, ele teve a reeleição impedida pelo próprio Vidigal, presidente da sigla em 2008. No PSB, hoje, ele também depende das lideranças socialistas para fazer um bom leque de alianças. Por isso, o prefeito estaria à procura de um partido que possa ser lapidado à sua maneira. Até porque, ele não esconde de interlocutores o desejo de disputar o governo do Estado em um futuro próximo.

Mais Lidas