sábado, novembro 23, 2024
21.6 C
Vitória
sábado, novembro 23, 2024
sábado, novembro 23, 2024

Leia Também:

Renzo deixa o PP e se acomoda no PSC para garantir disputa à Câmara

Filiação do deputado desfaz as articulações com o partido Republicanos, de Erick Musso

Lissa de Paula/Ales

A filiação neste sábado (19) do deputado estadual Renzo Vasconcelo ao PSC, reduto de evangélicos em crescimento no Estado, coloca um ponto final no que parecia no mercado político um arranjo entre o Pros e o Republicanos, conduzido pelo parlamentar à pré-candidatura ao governo do também deputado Erick Musso. Sem espaço, e até essa sexta-feira (18) filiado ao PP, o parlamentar exercia controle sobre o Pros, por força de intervenção na Estadual do partido, em 2021.

Em sua nova legenda, Renzo acomoda-se ao bloco de apoio ao governador Renato Casagrande (PSB), disputado também pelo pré-candidato Carlos Manato (PL) e Erick Musso, único presente ao ato de filiação. Com ele, se filiam os ex-deputados estaduais Jamir Malini e Gildevan Fernandes, que formam a chapa à Câmara Federal do partido, que conta ainda com a cantora gospel Lauriete, candidata à reeleição.

A articulação inclui o presidente do partido, ex-deputado estadual Reginaldo Almeida, que disputa uma cadeira na Assembleia Legislativa, e pré-candidatos a deputado estadual. Reginaldo, liderança no meio evangélico, participou do café da manhã oferecido a pastores da Convenção das Assembleias de Deus no Estado do Espírito Santo e Outros (Cadeeso) por Casagrande, em fevereiro.

O encontro provocou reações do grupo de apoiadores de Manato, gerando até desmentidos de ambas as partes de que não se tratava de pauta política. A reunião afetou o bloco do ex-senador Magno Malta, que tem como pré-candidato Manato.

A movimentação de Renzo o levou a indicar o presidente do Pros, Kauê Oliveira, seu ex-chefe de gabinete na Assembleia, para o gabinete de Erick Musso, sinalizando o alinhamento entre os dois partidos, na esteira de controle assumido pelo deputado em 2021, quando ele destronou o ex-deputado estadual Sandro Locutor da presidência da legenda no Estado, provocando uma debandada de filiados.

Mais Lidas