sexta-feira, novembro 22, 2024
22.1 C
Vitória
sexta-feira, novembro 22, 2024
sexta-feira, novembro 22, 2024

Leia Também:

Republicanos filia ex-secretários de Pazolini para disputar vaga de vereador

Luciano Gagno acumulou polêmicas na pasta de Cultura, inclusive judiciais, com denúncia de racismo

Dois ex-secretários da gestão do prefeito Lorenzo Pazolini assinaram ficha de filiação ao partido Republicanos, nesta quarta-feira (21), para concorrerem a uma vaga na Câmara de Vitória. Da relação constam os ex-secretários de Cultura, Luciano Gagno, e de Direitos Humanos, Breno Panetto, além do presidente do Conselho de Segurança Pública Vitória, Aylton Dadalto, o pastor e missionário da igreja Batista Wellington Assis e o ex-vereador Sandro Parrini.

O ato ocorreu na sede do partido, na Enseada do Suá, e foi presidido pelo presidente do Republicanos no Espírito Santo, Erick Musso. Participaram também do evento o presidente da Câmara de Vitória, Leandro Piquet, o vereador Luiz Emanuel Zouain, o presidente municipal do partido, Leandro Borges, o tesoureiro da legenda, Jocelino Fraga, e Ailton Duarte.

O ex-secretário de Cultura acumulou polêmicas à frente da pasta, inclusive judiciais. Em julho de 2022, ele chegou a ser exonerado do cargo, após ser denunciado em Boletim de Ocorrência (BO) por LGBTfobia, que se enquadra em crime de racismo, pela coordenadora de Ações e Projetos da Associação Grupo Orgulho, Liberdade e Dignidade (Gold), Deborah Sabará. Menos de dois meses depois retornou, sob alegação, pela prefeitura, de que “autoridade policial não vislumbrou condutas que pudessem caracterizar crime”.

Segundo a denúncia, Gagno teria afirmado que “a comunidade LGBTQIA+ não faz parte da nossa política”, respondendo à solicitação da entidade de auxílio para a 11ª Parada do Orgulho LGBTQIA+. A Gold havia pedido recursos para o palco, iluminação, banheiro e recurso financeiro para custear atrações artísticas.

Em agosto de 2023, ele foi exonerado definitivamente, recebendo abrigo em outro cargo comissionado, de assessor especial da Secretaria de Governo, comandada por Aridelmo Teixeira (Novo). Em seu lugar, assumiu o músico, produtor cultural e jornalista Edu Henning, dentro das articulações com o PP para a disputa eleitoral deste ano.

Mais Lidas