O senador Ricardo Ferraço (PSDB) é uma das autoridades presentes na XI Festa do Tropeiro, em Ibatiba, no sul do Estado, neste sábado (23). A região foi sua primeira base eleitoral e, o que chama atenção da classe política, é o fato dele dividir o espaço político com lideranças das quais não se afinava tanto nos últimos tempos.
Ferraço estará ao lado de César Colnago (PSDB), que comparece à festa na qualidade de governador interno, e do deputado federal Lelo Coimbra (PMDB), o que favorece várias leituras para a classe política. A primeira é de que o senador se aproxima de Colnago, em um momento delicado de expectativa de disputa interna no PSDB entre o próprio vice-governador e o prefeito de Vila Velha, Max Filho, ou ex-prefeito de Vitória, Luiz Paulo Vellozo Lucas.
O encontro que definiu as candidaturas aconteceu na casa do senador Ricardo Ferraço, que até então buscava um consenso para a escolha do novo presidente do partido no Estado, o que não aconteceu. Ele é hoje a autoridade com cargo mais elevado dentro do ninho tucano capixaba e pode ter influência no debate interno e no direcionamento do partido no processo eleitoral de 2018.
Outra leitura é que uma vez tendo a possibilidade de ficar livre da investigação no Supremo Tribunal Federal (STF), em relação ao processo da Lava Jato, o senador ganhou passe livre para se aproximar do grupo palaciano. A presença do deputado federal Lelo Coimbra (PMDB), outro que estaria se reaproximando do governador Paulo Hartung, reforça essa leitura.
Desde o início dos debates do processo eleitoral do próximo ano, o senador Ricardo Ferraço vinha oscilando entre as conversas com o grupo palaciano e o grupo da senadora Rose de Freitas (PMDB), que se afina com o ex-governador Renato Casagrande (PSB) e o prefeito de Vitória, Luciano Rezende (PPS).