quarta-feira, fevereiro 5, 2025
25.9 C
Vitória
quarta-feira, fevereiro 5, 2025
quarta-feira, fevereiro 5, 2025

Leia Também:

Sandro Locutor será o sucessor na presidência da Unale

O presidente da União Nacional de Legisladores e Legislativos (Unale), Alexandre Postal (PMDB-RS), ratificou o nome do deputado estadual Sandro Locutor (PPS-ES) como o seu sucessor na direção da entidade que congrega parlamentares das assembleias legislativas do País. 
 
O anúncio foi feito durante a abertura da 19ª Conferência da Unale, que foi aberta nesta quarta-feira (10) vai até sexta-feira (12), no Centro de Convenções de Vitória. A eleição da nova diretoria da entidade será realizada na sexta-feira e deve contar com chapa única. 
 
Para Sandro Locutor, muitas coisas no Congresso não conseguem prosperar e a Unale tem o papel de interlocutora das reivindicações regionais sobre questões importantes. O deputado destacou o trabalho da Unale na questão. O pacto federativo será debatido e contará com a presença do relator do projeto de reforma tributária na Câmara Federal. “A gente quer que o repasse dos recursos seja mais justo”, defendeu.  

 
Locutor deu outro exemplo de intervenção que pode ser feita pela Unale. Ele lembrou que a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que tem custo de R$ 1 milhão, bancado pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), tem o custeio mensal de mais R$ 1 milhão, que tem de ser bancado pelos municípios. A Unale reivindica participação do governo federal também no custeio, já que a maioria dos municípios não tem recursos próprios para bancar as UPAs.
 
A importância da política e do parlamento também foi destacada pelo ministro das Cidades, Gilberto Kassab, que participou da solenidade: “Se há algo que em capilaridade e que pode servir de referência é o trabalho dos deputados estaduais”, disse. Ele ressaltou o papel importante da sua pasta para os municípios e enfatizou que a Unale se tornou um fórum importante para o debate do pacto federativo.
 

O atual presidente da Unale, Alexandre Postal, foi enfático na afirmação de que “o parlamento tem de avançar na transparência, qualificar o corpo técnico da Casa e fazer concursos públicos para que possamos ter um corpo efetivo e qualificado que é aquele que dá sustentação para um trabalho parlamentar”. A Unale congrega 1.059 deputados estaduais das 27 casas legislativas do Brasil.

Mais Lidas