O secretário de Administração de Barra de São Francisco, Manoel Paulo de Oliveira Neto, o Paulinho da Ótica, foi preso na manhã desta quinta-feira (13) em uma operação do Grupo Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), que investiga corrupção por meio de contratos supostamente ilícitos mantidos com a prefeitura.
A equipe de policiais chegou à residência do secretário por volta das 6 horas, onde apreendeu celular e notebook, conduzindo-o para Linhares, para ficar detido preventivamente. As irregularidades denunciadas apontam para crimes de peculato, corrupção ativa e passiva, fraude e tráfico de influência.
Os investigadores estiveram em São Gabriel da Palha, na residência de Richelmi Milke, da RT Empreendimentos, que está com mandado de prisão e já é considerado foragido. Dois funcionários dessa empresa também são investigados.
Na tarde desta quinta, a Secretaria Municipal de Gabinete e Comunicação da gestão do prefeito Alencar Marim divulgou uma nota confirmando que o (Gaeco) esteve na pasta de Administração (SEMAD) “para recolher alguns documentos e arquivos, em ação que tem relação com uma operação do Ministério Público (MP) que investiga possíveis fraudes em contratos de prestação de serviço por parte de empresas do setor privado com o setor público. E uma dessas empresas presta serviço para a Prefeitura de Barra de São Francisco”.
Além disso, que o secretário “teve o notebook e o celular de uso pessoal apreendido e, posteriormente, seguiu para o município de Linhares”. No entanto, “esclarece que está buscando informações detalhadas do processo que segue em segredo de justiça. Tão logo, o executivo municipal transmitirá mais informações a respeito”.