quinta-feira, novembro 21, 2024
26 C
Vitória
quinta-feira, novembro 21, 2024
quinta-feira, novembro 21, 2024

Leia Também:

Serra vai às urnas podendo ter decisão em primeiro turno

Favorito, o ex-prefeito e Sérgio Vidigal votou pela manhã em companhia do candidato a vice Thiago Carreiro

Três vezes prefeito da Serra e atualmente deputado federal, Sérgio Vidigal (PDT) votou na manhã deste domingo (15) na Escola Professora Maria Istela Modenesi, em Laranjeiras, onde chegou na companhia da esposa e ex-deputada Sueli Vidigal e o candidato a vice Thiago Carreiro (PDT). Ele chega ao pleito como franco favorito, liderando as pesquisas desde o início da campanha. Na eleição ao executivo municipal, a questão central é se haverá segundo turno ou não e, se houver, quem seria o adversário de Vidigal.

“Primeiro quero agradecer à população da Serra, nas nossas caminhadas nos recebeu com muito carinho, com muita atenção, ouvindo atentamente nossas propostas da mesma forma que nos ouvimos as suas reivindicações”, disse Vidigal após votar. “Agora estamos aguardando o resultado final, lógico, respeitando a democracia. E as nossas propostas, eu creio que são as mais viáveis neste momento para nossa cidade”.

As últimas pesquisas do Ibope/Rede Gazeta apontaram o ex-prefeito com 56% dos votos, que se mantido garantiria vitória no primeiro turno. Na esperança de um segundo turno, aparecem o deputado estadual Vandinho Leite (PSDB) e Fábio Duarte (Rede), candidato do atual prefeito Audifax Barcelos (Rede).

Vandinho tem ocupado a segunda posição na maioria das pesquisas, porém sempre acompanhado de perto de Fábio, em empate técnico na última pesquisa, na véspera do pleito: 16% e 14%, respectivamente.

O candidato tucano usa como propaganda a necessidade de renovação no município, que há seis mandatos, ou 24 anos, teve apenas dois prefeitos, Vidigal e Audifax. Caso haja segundo turno entre Sérgio Vidigal e Fábio Duarte, se repetiria o duelo que vem sendo travado entre o ex e o atual prefeito nos últimos anos. Vidigal exerceu seus dois primeiros mandatos como prefeito em 1997 e 2003, apoiando seu ex-secretário Audifax para a sucessão. Posteriormente, os dois romperam a aliança e se alternaram no comando da cidade, tendo cada um exercido três mandatos.

Depois de Vidigal, Vandinho e Duarte, a pesquisa Ibope aponta as campanhas dos deputados estaduais Alexandre Xambinho (PL), com 6%, e Bruno Lamas (PSB), com 5%. Ainda estão no pleito Luciana Malini (PP), Gracimeri Gaviorno (PSC) e Ebinho (PCdoB), todos com menos de 3% nas pesquisas.

A Serra é o maior colégio eleitoral do Espírito Santo, contando com 327 mil eleitores aptos a votar, seguido de Vila Velha, Cariacica e Vitória em número de votantes. Destes municípios, a Serra é a única que aponta para a possibilidade de ter um prefeito eleito ainda em primeiro turno.

Mais Lidas