sábado, novembro 23, 2024
22.1 C
Vitória
sábado, novembro 23, 2024
sábado, novembro 23, 2024

Leia Também:

Sucessão de Arnaldinho Borgo em Vila Velha já movimenta cenário político

Arnaldinho demarca terreno visando a reeleição, enquanto o ex-prefeito Max Filho evita comentar candidatura

Redes Sociais/Ales

“Eu devo sair do PSDB, sim”, disse a Século Diário o ex-prefeito de Vila Velha Max Filho, nesta sexta-feira (31), mas evitou falar se concorrerá à prefeitura em 2024, a um ano e sete meses das eleições no município, período em que as articulações em torno da sucessão do prefeito Arnaldinho Borgo (Podemos), que o derrotou na campanha de reeleição em 2020, começam a se tornar mais intensas.

Já o prefeito vem reunindo apoiadores de várias legendas do campo da direita, como se viu nessa quarta-feira (29), na Assembleia Legislativa. Ele foi homenageado durante sessão solene alusiva aos 47 anos da Associação de Cabos e Soldados da Polícia Militar e Bombeiro Militar do Espirito Santo (ACSPMBM-ES). Presentes, os deputados Capitão Assunção (PL), Lucas Polese (PL), Coronel Welinton (PTB) e o presidente da Casa, Marcelo Santos (Podemos). Arnaldinho Borgo foi o único prefeito a receber a homenagem. 

Max Filho evita confirmar os rumores de bastidores, que apontam para um novo embate entre ele e Arnaldinho. Como político experiente, considera, em primeiro lugar, a escolha do grupo com o qual construirá as perspectivas eleitorais. “Só não resolvi ainda para que partido irei”, completa o ex-prefeito, e destaca: “Por agora, estou focado aqui na minha carreira junto ao Judiciário Federal; dos 30 anos que estou aqui, 20 eu passei afastado. Meu foco por agora é cuidar da minha carreira por aqui”, reiterou, referindo-se ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT-ES).

A solenidade contou com a presença de representantes de várias instituições militares do Estado. Ao todo, 70 personalidades receberam a Medalha “Jackson Batista de Freitas”, criada pela associação em 2021, em reconhecimento “aos relevantes serviços prestados por aqueles que apoiam e defendem o trabalho realizado pelos operadores de segurança pública do Espírito Santo”.

A homenagem prestada a Arnaldinho Borgo na Assembleia repercute no mercado como um avanço em suas articulações, que visam demarcar terreno cobiçado, também, pelo ex-prefeito e ex-deputado federal Neucimar Fraga, igualmente derrotado nas eleições passadas, e o ex-deputado estadual Rafael Favatto (Patriota).

Nesse contexto, o nome de Max Filho é apontado como viável para entrar na disputa, apesar de revezes seguidos, o último a derrota à Câmara Federal em 2022, perdendo para Victor Linhalis (Podemos), candidato de Arnaldinho Borgo.

As articulações de ambos buscam uma aproximação com o governador Renato Casagrande (PSB), apoiador de Max Filho na campanha pela reeleição na qual foi derrotado. O atual prefeito e Casagrande, porém, estreitaram os laços, e Arnaldinho foi um dos principais cabos eleitorais do segundo turno da disputa ao Palácio Anchieta, contra o bolsonarista Carlos Manato (PL). 

Mais Lidas