sexta-feira, novembro 22, 2024
22.1 C
Vitória
sexta-feira, novembro 22, 2024
sexta-feira, novembro 22, 2024

Leia Também:

Sucessão em São Mateus já aponta Amadeu Boroto como pré-candidato

Ex-prefeito vai disputar pelo MDB, comandado no Estado pelo vice-governador, Ricardo Ferraço

O que até então era apenas conversa de bastidores, a pré-candidatura do ex-prefeito Amadeu Boroto passa a ser real. Ele vai tentar o retorno à prefeitura nas eleições de outubro pelo MDB, comandado no Estado pelo vice-governador, Ricardo Ferraço, em estratégia montada com a participação do grupo do governador Renato Casagrande (PSB). Segundo pessoas próximas ao ex-prefeito, ele já se declara na disputa.

O nome alvoroça o cenário por ele ter exercido dois mandatos de prefeito, de 2008 a 2016, e ser denunciado por irregularidades nas contas, tornando-se inelegível. Em 2019, ele impetrou recurso, ainda não definido, abrindo a possibilidade de concorrer, sub judice. Boroto foi condenado a devolver R$ 823,1 mil aos cofres públicos, decorrente de uma ação por improbidade administrativa, quando prefeito.  

Terá como uma das concorrentes a secretária municipal de Educação, Marília Silveira, filiada ao PDT em 25 de janeiro, depois de renunciar à presidência da comissão provisória municipal do MDB, “a pedido do governador, como afirmou o prefeito Daniel Santana, o Daniel da Açaí (sem partido). Essa articulação afasta Boroto do bloco remanescente do ex-governador Paulo Hartung (sem partido), fora do Espírito Santo e atualmente na iniciativa privada, mas sempre lembrado por alguns de seus apoiadores.

Os outros nomes são da professora Zenilza Pauli, do PT; do radialista Carlinhos Lyrio (Republicanos); do também radialista Ferreira Júnior (SD); e do presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Fundão (PP). A entrada de Boroto atrapalha os planos do empresário Marcus Batista, conhecido como Marcus Cozivip (Podemos), apontado no início de janeiro como nome do grupo de Ricardo Ferraço para disputar as eleições deste ano.

Ligado ao ex-governador, Boroto foi-se aproximando do vice-governador e deve ser anunciado no comando do MDB de São Mateus, para desagrado de emedebistas históricos, inclusive o ex-deputado federal Lelo Coimbra, ex-presidente da comissão provisória estadual, na fase anterior à ex-senadora Rose de Freitas.

A confirmação de Boroto na disputa à prefeitura, apesar de ainda não ter sido formalizada, bate de frente com a pré-candidatura do ex-deputado Eustáquio de Freitas (PSB), presidente do Departamento de Edificações e de Rodovias do Estado (DER-ES), aliado do governador. No próximo dia 22, ele realiza audiência pública para debater com as comunidades a obra denominada “Contorno de São Mateus”, que divide opiniões e pode representar o seu definitivo afastamento das eleições deste ano como candidato.

Mais Lidas