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Temas sobre segurança, pobreza e gerenciamento na propaganda eleitoral

Manato, Casagrande e Guerino ocuparam os três primeiros blocos nas transmissões do primeiro dia de horário eleitoral

A partir desta sexta-feira (26) e nos 35 dias seguintes, as emissoras de rádio e TVs transmitirão programas diferenciados, enaltecendo políticos, cada qual buscando atrair mais eleitores. É o horário da propaganda gratuita, que vai até 29 de setembro, com inserções durante o dia, segundo programação elaborada pela Justiça Eleitoral, de comum acordo com representantes dos partidos e candidatos das eleições de 2 de outubro.

Neste primeiro dia, os cinco dos sete candidatos ao governo do Estado que dispõem de tempo nos veículos de comunicação abordaram temas como segurança pública, pobreza, eficiência e novos modelos de gestão, buscando colocar-se como a melhor escolha. Os concorrentes Claudio Paiva (PRTB) e Capitão Sousa (PSTU) não entram na programação, porque seus partidos não possuem representação na Câmara Federal.

O período oficial de campanha eleitoral dos candidatos registrados para disputar as eleições de 2022 começou em 16 de agosto. Desde essa data, estão liberados comícios, caminhadas, distribuição de panfletos e propaganda na internet. Com o início do horário eleitoral, começam a ser reproduzidos os materiais de propaganda dos candidatos no rádio e televisão.

A abertura da programação foi feita pelos candidatos ao Senado Magno Malta (PL), Erick Musso (Republicanos) e Rose de Freitas (MDB), que tenta a reeleição. Os dois primeiros, adversários do governador Renato Casagrande (PSB), apontaram falhas na atual gestão, em especial na área de segurança pública. Já Rose de Freitas, da chapa de Casagrande, reforçou a imagem de “madrinha dos prefeitos”, por ter contribuído para levar obras federais aos municípios.

As emissoras de rádio começaram as transmissões às 7h05, com término às 7h15, no primeiro bloco; o segundo, foi das 12h05 às 12h15. Na TV, o primeiro foi das 13h05 às 13h15; o segundo, no horário nobre, das 20h35 às 20h45. Em cada bloco, houve ainda a apresentação dos candidatos a deputado estadual dos partidos e coligações.

Dos candidatos ao governo, coube, por sorteio, a Carlos Manato (PL), segundo colocado na corrida ao Palácio Anchieta, abrir a programação. O candidato comentou os motivos que o levam a entrar na disputa, neste ano pela segunda vez, e enfatizou “a necessidade de se viver sem medo”, em um “Espírito Santo melhor”. Em seguida foi a vez do governador Renato Casagrande, que defendeu sua gestão e apontou para “novos desafios”

Guerino Zanon (PSD) apontou “um novo caminho”; Aridelmo (Novo) destacou medidas contra a pobreza; e Audifax Barcelos (Rede) ressaltou que “não dá mais” para aturar a atual gestão.

O governador Renato Casagrande tem o maior tempo, com 6 minutos e 14 segundos, seguido de Manato, que ocupará 1 minuto e 17 segundos em cada bloco de 10 minutos. Guerino Zanon tem 1 minuto e 5 segundos, Audifax Barcelos (Rede), 59 segundos, e Aridelmo Teixeir apenas 24 segundos, também em cada bloco de 10 minutos.

Fernando Carreiro, marqueteiro de Manato, explica que o objetivo do programa desta sexta-feira foi mostrar o motivo de “Manato querer ser o governador de todos os capixabas”, frase que norteia a campanha. “A missão de tirar o Espírito Santo das mãos de um modelo de governo que não encanta mais o capixaba e de um caminho que não tem sido o melhor para o Estado”, acrescentou.

Para Carreiro, a “desigualdade social e a latente falta de investimentos nessa área; o medo de sair de casa à noite e até mesmo durante o dia; e os problemas estruturais deixaram o Espírito Santo parado no tempo”.
Segundo ele, os programas de televisão de Manato terão mensagens fortes na TV, em um programa que continua no canal do YouTube. “É a solução para o tempo pequeno que temos na cadeia de rádio e televisão”.

Já o cientista político Darlan Campos, da campanha de Casagrande, afirma que as peças serão “em defesa do legado, como toda campanha de reeleição, que é um plebiscito sobre o mandato. Ou seja, se os eleitores aprovam aquele mandato, há uma tendência de reeleição”. Para ele, agora, abre-se uma nova etapa da campanha eleitoral, a partir da inserção da TV”.

Vinícius Baptista, da campanha de Guerino Zanon, destaca que “o programa inicial mostrou que o Espírito Santo merece muito mais, o Estado chama Guerino para um projeto de futuro, com mais esperança e oportunidades”. A base da campanha é a trajetória do candidato, prefeito de Linhares por cinco vezes, “que fez da cidade o motor da geração de empregos e do desenvolvimento no Estado – se apresenta como o candidato preparado, pronto para fazer a mudança que o Estado precisa”. 

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