segunda-feira, dezembro 30, 2024
26.6 C
Vitória
segunda-feira, dezembro 30, 2024
segunda-feira, dezembro 30, 2024

Leia Também:

​Terceiro colocado nas pesquisas em Vila Velha cresce sem apoio partidário

Arnaldinho Borgo teve a candidatura abonada pela presidente nacional do partido, Renata Abreu

Vereador de Vila Velha mais votado nas eleições de 2016, reeleito com 5.392 votos, Arnaldinho Borgo (Podemos) é o candidato a prefeito que desenvolve a campanha eleitoral sem apadrinhamentos políticos e, mesmo assim, aparece em terceiro lugar, representando um risco aos primeiros colocados, o atual prefeito Max Filho (PSDB) e o ex-prefeito Neucimar Fraga (PSD). 

“Não contamos com nenhum nome entre as lideranças partidárias”, é o comentário que corre solto nos bastidores políticos, uma referência aos caciques do Podemos no Espírito Santo, o presidente do partido, Gilson Daniel, prefeito de Viana e presidente da Associação dos Municípios do Estado (Amunes), e o senador Marcos do Val.

Apesar de ser filiado ao Podemos, Do Val abraçou a candidatura do coronel Wagner Borges, do PL, que aparece com 2%, bem atrás de Arnaldinho nas pesquisas do Ibope/Gazeta e da Futura/Folha Vitória, divulgadas nesta semana. Nos dois levantamentos, o vereador fica acima de 10% na estimulada e um pouco abaixo na espontânea, mas mantendo a terceira posição afastada do segundo bloco de candidatos. Já Max e Neucimar aparecem empatados tecnicamente, mas são também os que têm maior índice de rejeição do eleitorado.

A assessoria de Arnaldinho evita comentar o assunto, mas ressalta, porém, que “apoio mesmo só da presidente nacional do Podemos, deputada federal Renata Abreu, que abonou a candidatura”. Apesar desse quadro, destacam a colaboração de membros dos partidos coligados, PDT e Solidariedade.

Apontada no mercado político como um das novas lideranças mais promissoras de Vila Velha, Arnaldinho conseguiu emplacar sua candidatura pelo Podemos depois de buscar apoio junto ao bloco do ex-governador Paulo Hartung (sem partido) e, também, ao governador Renato Casagrande (PSB).

Atualmente, segundo lideranças políticas, sua candidatura está crescendo e consolidada nas camadas A e B, necessitando de maior avanço nas classes D e E, onde encontra maior rejeição. Nesta sexta-feira (16), ele inicia uma série de movimentos com essa finalidade, incluindo a inauguração do comitê central no bairro Divino Espírito Santo.

Mais Lidas