Categoria e sindicato representativo querem que seja firmado compromisso público em evento no próximo dia 17
O tradicional termo de compromisso em defesa do Banestes público e estadual será encaminhado para os sete candidatos ao governo deste ano, para que seja assinado durante o seminário “O Banestes é Nosso!”, promovido pelo Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários do Espírito Santo (Sindibancários/ES). O evento será no próximo dia 17 de setembro, das 10h às 12h30, no Centro Sindical dos Bancários, em Vitória.
Os candidatos receberão o termo para que façam uma leitura prévia e, diferentemente das disputas anteriores, quando as assinaturas presenciais eram realizadas na sede do sindicato com a presença da diretoria, este ano o compromisso será firmado em frente aos trabalhadores do Banestes. “A categoria vai ser testemunha”, pontua o secretário-geral do sindicato, Jonas Freire.
Além de Casagrande, que assinou o termo em 2018, disputam o Palácio Anchieta o ex-deputado federal Carlos Manato (PL); ex-prefeito da Serra Audifax Barcelos (Rede); o também ex-prefeito, de Linhares, Guerino Zanon (PSD); Capitão Sousa (PSTU); Claudio Paiva (PRTB); e Arildemo Teixeira (Novo).
O primeiro passo para que o Banestes possa adquirir participações societárias e criar subsidiárias se deu em julho de 2021, quando foi publicado fato relevante. por meio do qual foi informado que seria feita a venda da seguradora, sendo que no dia 17 do mês seguinte, foi confirmado o nome do Banco Genial como assessor financeiro encarregado de fazer a avaliação da seguradora e indicar, entre as candidatas, a empresa considerada mais qualificada para assumir as operações da Banseg.
Luta antiga
As ameaças de privatização do banco, entretanto, não são de hoje, tanto que o Comitê em Defesa do Banestes Público Estadual foi criado na década de 90. Surgiu no governo do presidente Fernando Collor de Melo, em virtude da ideologia privatista que ele defendia, e ganhou força no de Fernando Henrique Cardoso. O Banestes quase passou por um processo de privatização na gestão do ex-governador José Ignácio Ferreira, mas a mobilização popular impediu que fosse levado adiante. No primeiro mandato do ex-governador Paulo Hartung, também houve tentativa de vender o banco em uma negociação com o Banco do Brasil.
‘PL de Casagrande é privatização disfarçada do Banestes’
Venda de seguradora é entregar patrimônio ‘a preço de banana’
Sindicato dos Bancários rearticula Comitê em Defesa do Banestes
https://www.seculodiario.com.br/sindicato/sindibancarios-rearticula-comite-em-defesa-do-banestes