sexta-feira, dezembro 27, 2024
25.5 C
Vitória
sexta-feira, dezembro 27, 2024
sexta-feira, dezembro 27, 2024

Leia Também:

Três vereadores articulam candidaturas para Presidência da Câmara de Cachoeiro

Léo Cabeça, Rodrigo Sandi e Maitan querem alcançar cargo mais alto do legislativo

Redes Sociais

Nos últimos meses, o comentário geral nos bastidores era de que todos os vereadores eleitos em Cachoeiro de Itapemirim, no sul do Estado, queriam disputar a Presidência da Câmara no próximo dia 1º. Agora, com a proximidade da virada na legislatura, a disputa começa a se afunilar. Três nomes seguem se articulando para o cargo mais alto do parlamento municipal: Léo Cabeça (PSDB) e Rodrigo Sandi (PDT), que estão nos dois partidos com maior número de cadeiras conquistadas – quatro cada um – e Alexandre Maitan (União).

Com origem no distrito de Vargem Grande de Soturno, Léo Cabeça iniciará, em 2025, o segundo mandato consecutivo, tendo sido o terceiro vereador mais votado este ano. O parlamentar mais votado, Vandinho da Padaria (PSDB), não deverá mais disputar a eleição para a Presidência da Câmara e pretende apoiá-lo.

Já Rodrigo Sandi é morador do Zumbi, bairro mais populoso de Cachoeiro. Sandi foi vereador de 2017 a 2020 e assumiu uma cadeira na legislatura atual como suplente. Nas eleições deste ano, ele conquistou a última vaga do Partido Democrático Trabalhista (PDT).

A tendência é de que o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) tente o apoio do PDT para a candidatura de Léo Cabeça, que tem mostrado mais força. As duas siglas são próximas em Cachoeiro e integraram a base do prefeito Victor Coelho (PSB), mas também terão representantes na gestão de Theodorico Ferraço (PP), que assumirá o quinto mandato no executivo municipal.

Além de Léo Cabeça e Vandinho, o PSDB terá como vereadores o ex-secretário municipal Ramon Silveira, que iniciará o primeiro mandato, e o Pastor Delandi Macedo, que exercerá o quarto. O PDT, além de Sandi, elegeu João Machado, Arildo Boleba e Sandro Irmão.

Alexandre Maitan, por sua vez, é um dos vereadores com trajetória mais longa em Cachoeiro, tendo sido eleito para o quinto mandato. Advogado, Maitan tem origem na comunidade da Tijuca. Além do União Brasil, que elegeu mais um vereador além dele em Cachoeiro (Marcelinho Fávero), poderão apoiar Maitan: o Partido Liberal (PL), com dois parlamentares (Creone da Farmácia e Coronel Fabrício); o Podemos, com três (Brás Zagotto, atual presidente, Paulinho Careca e Vitor Azevedo); e o Progressistas, que elegeu Renata Fiório, que será secretária de Saúde.

Com esses apoios, Maitan aparece, até o momento, bastante fortalecido na disputa. Ainda segue em disputa o posicionamento do Partido Socialista Brasileiro (PSB), sigla do atual prefeito. Os socialistas elegeram, este ano, Alexandre de Itaóca, Marcos Coelho e Tiago Neves, e estiveram na mesma coligação do PSDB e do PDT.

Mais Lidas