domingo, novembro 24, 2024
23.3 C
Vitória
domingo, novembro 24, 2024
domingo, novembro 24, 2024

Leia Também:

Com tuitaço ‘Lula Lá, Contarato cá’, militância reforça palanque ao governo

Fernanda Tardin e Marcelão integram a movimentação do PT e distribuem material de campanha aos comitês e comunidades

Fabiano Contarato será candidato ao governo do Espírito Santo nas eleições deste ano? A resposta à pergunta é não, se for considerado o impasse nas negociações da cúpula nacional que o PT desenvolve com o partido do governador Renato Casagrande, PSB, o maior interessado em manter o senador afastado da disputa. No entanto, a militância petista pensa diferente e ainda acredita na pré-candidatura.

Tanto é assim que, nesta sexta-feira (24), promovem um tuitaço “Lula Lá, Contarato cá” e intensificaram, desde o dia anterior, a distribuição de material de campanha nos comitês populares e nas comunidades, como as de Maruípe, São Cristóvão e Jacaraípe. No campo nacional, de onde sairá a decisão, permanece o impasse, já no final do segundo prazo anunciado pela presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, que esperava concluir as negociações nesta semana.

A declaração de voto em Lula feita pelo governador Renato Casagrande, candidato ainda não declarado à reeleição, pode fazer a direção nacional recuar e contrariar decisão do diretório estadual, aprovada à unanimidade, de apoiar a candidatura de Contarato, juntando-se ao movimento da militância e dos pré-candidatos a outros cargos, inclusive Célia Tavares e Reinaldo Centoducante, que querem concorrer ao Senado.

Nanda Tardin, do Comitê Lula Livre, e o militante Marcelão, de Jardim da Penha, ex-vereador de Vitória, que participam da distribuição de material de campanha, promovem na tarde desta sexta-feira mais uma entrega de tendas aos comitês da Grande Maruípe, em Vitória, e Jacaraípe, na Serra. Os dois acreditam na pré-candidatura e rejeitam a aliança com Casagrande, destacando o ponto em comum à maioria petista, de o governador não oferecer palanque único ao ex-presidente Lula em compensação pela saída do senador da disputa.

Instado a se pronunciar, o senador respondeu, por sua assessoria: “A pré-candidatura do senador Fabiano Contarato ao governo do Estado segue mantida”. O tom é o mesmo de sua fala no lançamento formal de sua candidatura, no último dia 11, quando afirmou: “O Espírito Santo não pode ceder”, e acentuou que o movimento não é uma questão pessoal, também enfatizando: “Que eles fiquem com o ônus”, apontando para a indecisão da Nacional do partido.

Mais Lidas