Escolha faz parte de articulação para reconduzir Marcelo Santos à Presidência
O deputado estadual Vandinho Leite (PSDB) foi indicado pelo governador Renato Casagrande (PSB) para ser o novo líder do governo na Assembleia Legislativa do Estado (Ales). O anúncio foi feito na tarde desta sexta-feira (24), após reunião realizada no Palácio Anchieta, em Vitória. Leite assumirá a função atualmente exercida por Dary Pagung (PSB), deputado agora cotado para compor a Mesa Diretora, que passará por nova eleição no próximo dia 3 de fevereiro.
“Sigo para mais esse desafio com o compromisso de trabalhar ainda mais pelo desenvolvimento do nosso estado, articulando junto aos colegas parlamentares e ao governo para que as pautas de interesse da população avancem. Agradeço ao governador pela confiança e reitero meu empenho em representar, com diálogo e dedicação, as demandas do Espírito Santo. Vamos juntos construir um estado ainda melhor!”, escreveu Vandinho em postagem nas redes sociais.
Vandinho Leite vinha tentando se viabilizar nos bastidores como candidato à Presidência da Ales, ainda que não tenha declarado isso publicamente. Entretanto, qualquer pretensão que ele pudesse ter nesse sentido pareceu cair por terra nessa quarta-feira (22), após Marcelo Santos reforçar publicamente que ele e seu partido, o União Brasil, estariam com Renato Casagrande e Ricardo Ferraço nas eleições de 2026. O anúncio tem sido interpretado no mercado político como um aval de Casagrande à recondução de Santos como presidente.
Na última eleição da Mesa Diretora, em 2023, Vandinho chegou a figurar como favorito para chegar à Presidência, mas Casagrande, sempre com muita influência no processo, interviu para garantir que Marcelo Santos fosse o escolhido em uma chapa única.
Na época, pesava sobre Vandinho movimentos de alinhamento até mesmo com a oposição radical. Não é demais lembrar que ele foi um dos parlamentares que, em 2020, durante a pandemia de Covid-19, protagonizaram a invasão ao Hospital Dório Silva, dentro da campanha de “fiscalização” bolsonarista.
Mais recentemente, porém, Marcelo Santos é quem pareceu se afastar. Mostrou fidelidade a Casagrande em votações na Assembleia, é verdade, mas se aliou eleitoralmente a adversários do governador, como Lorenzo Pazolini (Republicanos), prefeito reeleito de Vitória e cotado como possível candidato à eleição para o Governo do Estado. Agora, os ponteiros parecem acertados, e Santos também passou a defender a candidatura de Ricardo Ferraço como o “Plano A” da gestão atual para 2026.
Atualmente no quinto mandato como deputado estadual, Vandinho Leite também foi vereador no município da Serra. Além do mandato parlamentar, ele é o presidente estadual da federação formada pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e Cidadania.