domingo, novembro 24, 2024
22.1 C
Vitória
domingo, novembro 24, 2024
domingo, novembro 24, 2024

Leia Também:

Vereador e nome forte da Universal expõe racha na direita e ataca Meneguelli

Devanir Ferreira critica Sergio Meneguelli, “que diz ser Bolsonaro, mas critica os movimentos do campo conservador”

Redes sociais

Em pronunciamento na Câmara de Vila Velha nessa segunda-feira (13), o vereador Devanir Ferreira, bispo da igreja Universal e um dos nomes mais influentes do partido Republicanos no Espírito Santo, trouxe ao público conflitos internos da legenda, uma das bases do bolsonarismo e da direita no Estado, ao atacar o pré-candidato ao Senado, Sergio Meneguelli, ex-prefeito de Colatina. O vereador pediu respeito e questionou críticas de Meneguelli feitas por meio da imprensa.

A fala se junta a comentários nos meios políticos dando conta de divisões no partido, muitas delas relacionados à ideologia religiosa e à baixa pontuação nas pesquisas do deputado Erick Musso, lançado na disputa ao governo do Estado, o que estaria provocando distanciamento de algumas lideranças, como o deputado federal Amaro Neto, candidato à reeleição, e o próprio Meneguelli. Nos bastidores, as andanças no interior dessas lideranças seguem trajetos distintos, esvaziando os movimentos de Musso.

Devanir Ferreira, que também é ex-vereador de Vitória e suplente de deputado estadual, conta com o apoio da Igreja Universal e fez parte da mesa condutora dos trabalhos no lançamento da pré-candidatura de Musso, em dezembro de 2021, em Vitória. O ato contou com a presença do presidente nacional da sigla, deputado federal e também bispo, Marcos Pereira. Devanir e o bispo Alves, pré-candidato a estadual, são as apostas da organização do empresário Edir Macedo no Estado.

Ao rebater declarações dadas à imprensa por Meneguelli, Devanir, que disputará a Câmara dos Deputados, cobrou: “Respeita a minha fé, a minha igreja, respeita o partido que você escolheu para se filiar, porque você não foi enganado, você está enganando”, e complementou: “Esse cidadão aí…estava em Brasília vestindo a camisa de Bolsonaro, dizendo que ama Colatina, mas veio à imprensa dizendo que não é conservador. Eu não sei o que ele estava fazendo ao lado do presidente da República, que é conservador”, completou.

O vereador rebateu comentários de Meneguelli relacionados à bancada evangélica: ” (…) Critica a bancada da bala que eu quero ver”, provocou o religioso, enfatizando: “Respeita a minha fé, a minha igreja, respeita o partido que você escolheu para se filiar, porque você não foi enganado, você está enganando. Você nunca me viu numa escola de samba pedindo voto. Não viu que o partido é conservador e tem lado?”.

Nas redes sociais, Devanir escreveu: “O cidadão Sergio Meneguelli, em entrevista à imprensa, afirmou que não é conservador (mas filiou-se ao Republicanos). Disse que não apoia Bolsonaro (mas esteve ao lado dele conforme o vídeo acima) e critica a bancada evangélica. Eu quero ver ele criticar a bancada da bala e a ruralista. Temos que ser fiéis aos nossos princípios. Temos que ter posicionamento. Eu sou fiel ao meu propósito. Sou defensor da igreja, dos pastores, mas, acima de tudo, sou defensor da minha fé”.

Avaliação

A articulação do Republicanos no Estado passou por uma avaliação em Brasília, em março deste ano, sendo reforçados os nomes de Erick Musso ao governo do Estado, do deputado federal Amaro Neto à reeleição, e de Meneguelli ao Senado. Um quadro que poderá sofrer alterações, a depender da pontuação nas pesquisas de cada um desses nomes até o mês de julho, quando serão realizadas as convenções partidárias, que decidirão sobre os palanques.

Mais Lidas