quinta-feira, novembro 21, 2024
24.4 C
Vitória
quinta-feira, novembro 21, 2024
quinta-feira, novembro 21, 2024

Leia Também:

Vereador propõe criação da Comenda Lula Rocha em Cariacica

Projeto faz referência a militante do Movimento Negro e dos Direitos Humanos que morreu neste mês e pretende homenagear ativistas

O vereador de Cariacica, André Lopes (PT), protocolou nesta quarta-feira (24) o Projeto Decreto Legislativo 01/2021, por meio do qual propõe a criação da Comenda Lula Rocha, em referência ao militante do Movimento Negro e dos Direitos Humanos falecido aos 36 anos, no dia 11 de fevereiro. A Comenda tem como objetivo homenagear ativistas de destaque na luta contra a discriminação racial, sempre no dia 21 de março, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) como Dia Internacional Contra a Discriminação Racial.

André Lopes não acredita que a Comenda já possa ser entregue no próximo mês, já que há um decreto que proíbe audiência pública e sessão solene em decorrência da pandemia do coronavírus, além do fato de faltar tempo hábil para os trâmites nas comissões e votação no plenário. O vereador, porém, se mostra otimista com a aprovação da matéria. Ele informa que já conversou com 12 dos 19 vereadores, e que todos se mostraram favoráveis.
André Lopes defende que a comenda se chame Lula Rocha porque o militante sempre foi uma “pessoa honrada, idônea, ativa e presente nas atividades do município e Estado”. Destaca também que ele era morador do bairro Santana, em Cariacica, e um dos fundadores do Fórum Estadual da Juventude Negra do Espírito Santo (Fejunes).

“Por toda sua militância, era uma verdadeira referência da luta por igualdade racial e inclusão social. A atuação do Sr. Lula Rocha no município de Cariacica foi de fundamental importância para a formação e desenvolvimento dos mais diversos debates contra a criminalização da juventude negra e pela defesa da vida nas periferias”, diz a justificativa da proposta.

O projeto também destaca a atuação de Lula Rocha no Fórum Estadual de Direitos Humanos, Pastoral Operária, Fórum Igrejas e Sociedade em Ação, Rede Afirmação de cursinhos populares e outras entidades e movimentos.
Comenda Padre Gabriel
Outra liderança popular de Cariacica já tem uma comenda em sua homenagem. Proposta pelo então vereador Seu Pedro (PT), em 2014, a Comenda Padre Gabriel é destinada a pessoas que se destacaram na atuação em defesa dos direitos humanos. O próprio Lula Rocha já a recebeu. Padre Gabriel Félix Roger Maire foi um sacerdote francês que chegou em Cariacica em 1980. Foi assassinado em 1989. O crime nunca foi elucidado e prescreveu. Padre Gabriel se destacou na luta pela moradia, pelos direitos das mulheres, na comunicação popular, nos movimentos de trabalhadores e outros espaços de militância.


Partiu Lula Rocha, lutador imprescindível

Ativista do movimento negro e dos direitos humanos, o capixaba de 36 anos faleceu nesta quinta-feira


https://www.seculodiario.com.br/politica/partiu-lula-rocha-lutador-imprescindivel

Mais Lidas