Gilvan da Federal ofendeu a Umbanda e o Candomblé em sessão da Câmara de Vitória realizada nesta segunda
A vereadora de Vitória Karla Coser (PT) irá acionar o Ministério Público do Espírito Santo (MPES) e a Corregedoria da Câmara de Vitória pela prática de racismo religioso por parte do vereador Gilvan da Federal (Patri), que na sessão desta segunda-feira (29) ofendeu as religiões de matriz africana. O Centro Nacional de Africanidades e Resistência Afro-Brasileira no Espírito Santo (Cenarab-ES) também se posicionou, afirmando que irá registrar Boletim de Ocorrência (BO).
Durante a sessão, Gilvan subiu na tribuna e mostrou detergente e bucha, que, segundo ele, seriam utilizados “para limpar a mesa e pedir orações a Deus para nos livrar de todo o mal”, referindo-se à benção feita por mães de santo no plenário da Câmara durante a sessão solene em homenagem ao Dia da Consciência Negra, na última sexta-feira (26), proposta por Karla Coser.
“A Câmara é uma Casa de Leis, é lugar nosso, lugar público. As palavras dele cortaram meu coração. O que minha ancestralidade passou eu continuo passando. Isso um dia tem que acabar. Um homem desse, que se diz religioso, que se diz evangélico, vem nos atacar, e nós, negros, não podemos nos calar”, diz.
O Movimento da Juventude de Terreiro do Espírito Santo se organiza para fazer uma manifestação em frente à Câmara nesta sexta-feira (3). A coordenadora, Ana Karolina da Fonseca de Oliveira, informa que a reunião para organização será nesta terça-feira (30). “Ficamos chocados com ele desacatando as religiões de matriz africana, os negros e uma mulher”, referindo-se ao fato de Gilvan ter agredido verbalmente a vereadora Karla Coser.
Monumento a Iemanjá é depredado em praça de Jacaraípe
https://www.seculodiario.com.br/direitos/monumento-a-iemanja-e-depredado-em-jacaraipe
Centro Nacional é criado no Estado para fortalecer comunidades tradicionais
‘Vamos bater na porta do poder público e cobrar’, diz pai de santo
https://www.seculodiario.com.br/direitos/vamos-bater-na-porta-do-poder-publico-e-cobrar