Shymenne de Castro ocupará cadeira para Euclério Sampaio poder cuidar da saúde
A nova vice-prefeita de Cariacica, Shymenne de Castro (PSB), assumirá a gestão do município da Grande Vitória por 15 dias logo no início do mandato. Isso porque o prefeito Euclério Sampaio (MDB) solicitou à Câmara de Vereadores uma licença do cargo entre 9 e 23 de janeiro, para cuidar da saúde.
A Prefeitura de Cariacica informou apenas que Euclério dará “continuidade ao seu tratamento de saúde”, sem dar mais detalhes sobre a situação clínica do prefeito. Sampaio, que se reelegeu com 88,4% dos votos, foi internado em um hospital um dia antes das eleições de outubro passado, sendo diagnosticado com um quadro de pneumonia.
Servidora municipal de Cariacica na área de Contabilidade, Shymenne teve sua primeira campanha eleitoral em 2024. Ela já ocupou cargos em cinco administrações da prefeitura. Na primeira gestão de Euclério, foi secretária municipal de Governo e Recursos Humanos.
Em seu primeiro mandato, Euclério Sampaio também teve uma mulher como vice-prefeita, a Enfermeira Edna (Avante), ex-vereadora. Na última eleição, Edna atuou na bem-sucedida campanha de Dr. Fernando Santório (PP), vereador mais votado de Cariacica.
Nas eleições de 2024, Euclério Sampaio consolidou uma frente ampla de partidos que não deu chances para sua principal adversária, a professora Célia Tavares (PT), que em 2020 foi com ele ao segundo turno. Ele obteve a segunda maior votação da Grande Vitória, atrás apenas de Wanderson Bueno (Podemos), de Viana.
O prefeito reeleito teve, durante a campanha, apoio de nomes como o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos (União); o governador Renato Casagrande (PSB); e o vice-governador Ricardo Ferraço (MDB). O apoio do governador não se deu somente durante a campanha, mas também no decorrer dos quatro anos de mandato, com destinação de recursos estaduais para grandes obras, como a reforma da Avenida América, no bairro Jardim América, acabando com o valão a céu aberto, uma reivindicação antiga da comunidade.
Outras grandes obras foram a da Orla de Cariacica e as que estão em andamento, como a construção do Mercado Municipal, em Itacibá. Na gestão de Euclério Sampaio, também houve prosseguimento de obras da gestão de Helder Salomão, cuja continuidade não foi dada nos dois mandatos do ex-prefeito Juninho (Cidadania), que sucedeu o petista. Essas obras são a inauguração do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Celita Nascimento Darós, em Jardim América, e do Parque Municipal Delegado Osvaldo Viola, no mesmo bairro.
As grandes obras fizeram o gestor gozar de muita popularidade, mesmo com polêmicas como o fechamento de seis escolas no município, provocando protestos das comunidades escolares. Estudantes e seus responsáveis apontaram falta de diálogo na iniciativa e possibilidade de evasão escolar por falta de vagas nas unidades de ensino, e dificuldade de transitar de um bairro para outro para estudar devido à ação do tráfico.