terça-feira, abril 15, 2025
26.9 C
Vitória
terça-feira, abril 15, 2025
terça-feira, abril 15, 2025

Leia Também:

Vice-prefeita comemora 100 dias de mandato com alfinetada em prefeito

Professora Raquel revela distanciamento de Marcus da Cozivip em São Mateus

Redes sociais

“Não serei uma vice-prefeita camuflada”. Essa é a frase de abertura de um vídeo divulgado nas redes sociais, nesse domingo (13), por Professora Raquel (Podemos), vice-prefeita de São Mateus, no norte do Estado. É a segunda vez que ela manifesta críticas públicas ao chefe, Marcus da Cozivip (Podemos), há menos de seis meses do início do mandato.

No vídeo desse domingo, a crítica foi menos direta, mas quem acompanhou a polêmica envolvendo a nomeação de uma nova secretária de Educação em São Mateus, entendeu o recado. “Cem dias se passaram, e a pergunta que eu me faço e compartilho com vocês [é]: o que tenho a comemorar?”, comentou.

Na postagem, Raquel afirma que se colocou à disposição nas eleições do ano passado para um “projeto que vinha crescendo com muita força”. “No início [quando foi convidada para compor a chapa], confesso, hesitei, pensei muito. Mas depois de conversar com minha família, minha equipe, com amigos próximos, meu líder religioso, entendi que, talvez, aquele fosse o caminho para contribuir ainda mais com a transformação da nossa cidade”, disse.

Professora Raquel afirmou também que ainda acredita que é possível “fazer política com verdade, diálogo, transparência e compromisso com o povo, e não com acordos de conveniência” e que, em cem dias, “se tem algo que eu comemoro, é a minha consciência tranquila, é a certeza de que sigo fiel a tudo aquilo que acredito. E sigo acreditando que dias melhores virão”.

A vice-prefeita não cita o nome de Marcus da Cozivip, nem explica qual seria o motivo de ela não ter o que comemorar em cem dias de mandato. Mas, ao se manifestar dessa forma, busca se distanciar de vez dos atos da atual gestão.

Em 2024, Professora Raquel se articulava visando disputar uma vaga na Câmara de Vereadores, quando foi convidada a compor uma chapa na disputa majoritária com Marcus da Cozivip, conhecido empresário da região que, assim como ela, estava em sua primeira experiência eleitoral.

Na primeira semana de abril, Professora Raquel criticou o prefeito nas redes sociais pela nomeação da nova secretária de Educação, Edna Rossim, que teria sido feita sem consentimento da vice-prefeita, que dava “apoio” na pasta da Educação

Edna Rossim já havia sido secretária em São Mateus. “Os professores me cobraram muito essa situação. É um nome que não era muito bem-aceito por eles, em novembro ou dezembro já havia alguns comentários. Mas quando bateu o martelo, houve muita insatisfação e eu fui muito cobrada. E eu precisava me defender, me expressar”, comentou.

Na ocasião, Professora Raquel afirmou que sempre teve um “relacionamento tranquilo” com Marcus da Cozivip e assim gostaria de continuar. Essa nova manifestação pública mostra, porém, que Raquel continua se sentindo alijada das decisões do Poder Executivo, e que um rompimento total caminha para se consolidar.

Mais Lidas