quinta-feira, novembro 21, 2024
26 C
Vitória
quinta-feira, novembro 21, 2024
quinta-feira, novembro 21, 2024

Leia Também:

Vice-prefeito e ex-prefeito deverão se enfrentar nas eleições em Irupi

Paulino Coveiro e Lelei Storck são os únicos pré-candidatos da disputa majoritária na cidade do Caparaó

Redes Sociais

Em Irupi, município de 13,7 mil habitantes da região do Caparaó capixaba, a disputa majoritária deverá ficar polarizada em apenas dois concorrentes. O atual vice-prefeito, Paulino Lourenço, o Paulino Coveiro, (MDB) e o ex-prefeito Gerselei Storck – mais conhecido como Lelei Storck (PRD) – são os pré-candidatos a prefeito colocados, até o momento.

Paulino, como diz o nome de urna que costuma adotar, exerce a profissão de coveiro. Ele foi vice-prefeito nos dois mandatos do atual chefe do Poder Executivo, Edmilson Meireles (MDB) – que assumiu em 2019, após a cassação da chapa de Carlos Henrique Emerick Storck (sobrinho de Lelei), e foi reeleito em 2020.

Para compor a chapa, Paulino terá ao seu lado o jovem Abercílio Machado (Podemos), que foi chefe de gabinete de Edmilson. A convenção do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) para referendar a candidatura do vice-prefeito está marcada para acontecer no próximo dia 2 de agosto, a partir das 19h, no Cerimonial Thomaz. Outros partidos da coligação incluem o União Brasil e o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB).

Servidor público, Lelei também foi vice-prefeito, de 2001 a 2004, e prefeito em dois mandatos, entre 2005 e 2012. Em 2016, ele foi condenado por improbidade administrativa, devido à contratação irregular de servidores temporários entre os anos de 2005 e 2011.

Por conta disso, pairam dúvidas no mercado político local sobre a real possibilidade de Lelei se candidatar neste ano. Mas, de acordo com decisão proferida no último dia 18 de março pelo juiz Marcelo Mattar Coutinho, da 19ª Zona Eleitoral de Muniz Freire, o ex-prefeito já está liberado para se candidatar novamente.

Na hipótese de não conseguir se candidatar, Lelei provavelmente apoiaria uma candidatura de Elidea (PP), pré-candidata a vice-prefeita em sua chapa. Enfermeira e empresária, Elidea foi secretária de Saúde nas gestões de seu colega de chapa. Na última eleição, ela se candidatou a prefeita pelo Podemos e ficou em segundo lugar.

De qualquer forma, a própria Elidea, ao ser questionada por Século Diário, reafirmou que a confiança no registro da candidatura de Lelei é total e não há um segundo cenário a ser trabalhado.

Mais Lidas