sábado, novembro 23, 2024
23.9 C
Vitória
sábado, novembro 23, 2024
sábado, novembro 23, 2024

Leia Também:

Weverson e Muribeca vão para o segundo turno na Serra

Ex-prefeito Audifax Barcelos, que liderou as pesquisas, foi o grande derrotado

Numa ascensão na reta final, Weverson Meireles (PDT) arrancou na frente no primeiro turno da Serra, maior colégio eleitoral do Espírito Santo. Com 99,9% das seções apuradas, ele figura com 39,66% dos votos e vai para o segundo turno com o deputado estadual Pablo Muribeca (Republicanos), que constava com 25,21%, configurando um cenário matematicamente irreversível. Líder na maioria das pesquisas feitas no período eleitoral, Audifax Barcelos (PP), três vezes prefeito do município, foi o grande derrotado, cerca de 3 mil votos atrás de Muribeca ainda faltando computar os últimos votos.

O cenário eleitoral da Serra começou a se configura em março deste ano, quando o atual prefeito Sergio Vidigal (PDT) confirmou que não tentaria concorrer à reeleição por questões pessoais – o principal deles o fato de sua esposa, a ex-deputada federal Sueli Vidigal, realizar um tratamento contra um câncer. No mesmo ato, o prefeito já anunciou que seu candidato seria o administrador Weverson Meireles, que foi secretário estadual de Turismo e logo assumiu o posto de secretário municipal de Governo, passando a figurar ao lado do prefeito em diversos atos públicos durante o período pré-eleitoral. 

Nas pesquisas de intenção de votos no início do período eleitoral, o candidato de Vidigal figurava abaixo dos dois dígitos, mas cresceu ao longo da campanha com a presença constante do atual prefeito e apoio também do governador Renato Casagrande. Mesmo assim, seu resultado nas urnas foi acima do esperado.

Seu adversário no segundo turno, Pablo Muribeca, é professor de Educação Física e foi eleito vereador da Serra em 2020. Ligado à extrema direita, ganhou visibilidade durante o mandato por exercer críticas ferrenhas à atual gestão e recorrer a estratégias como entradas estridente em unidades de saúde e repartições públicas sob o pretexto de fiscalização, gerando vídeos de grande alcance para redes sociais, o que ajudou a catapultá-lo para voos mais altos na política. Foi eleito deputado estadual em 2022, com 24,5 mil votos, sendo 22,7 mil deles no município da Serra. Na Assembleia Legislativa, usou a tribuna para fazer diversas críticas ao prefeito Sergio Vidigal e sua gestão.

Economista, Audifax Barcelos foi prefeito da Serra por três mandatos. No primeiro deles, em 2004, foi indicado para a sucessão pelo então prefeito Sergio Vidigal, de quem havia sido secretário. Os dois viriam a romper na eleição municipal seguinte, quando Vidigal resolveu se candidatar novamente à prefeitura, dominando a máquina do partido e deixando Audifax de fora. 

Em 2010, Audifax foi eleito deputado federal e voltaria a ser prefeito por mais dois mandatos entre exercidos entre 2013 e 2020. Em 2022 foi candidato a governador pela Rede Sustentabilidade, ficando em quarto lugar, com 6,51%. Durante a campanha assumiu uma postura de extrema direita, apoiou o candidato bolsonarista Manato, do PL, no segundo turno, e logo depois deixou seu partido e ingressou no PP.

Sobre a derrota, Audifax Barcelos declarou: “É com gratidão que recebo a decisão da população da Serra, certo de que Deus conhece e planeja os melhores caminhos. Agradeço imensamente cada voto e o trabalho incessante, fiel e incansável da minha equipe, dos apoiadores e de toda a militância, além do comprometimento inabalável do meu partido, Progressistas, em especial do deputado federal Da Vitória. Sou fruto da Serra e devo muito por tudo que essa cidade me proporcionou. Por isso continuarei trabalhando pelo melhor para nossa população”.

Em quarto lugar, muito distante dos três mais votados, ficou Igor Elson (PL), com 7,66%; seguido de Professor Roberto Carlos (PT), com 3,07%; Wylson Zon (Novo); e Antonio Bungenstab (PRTB), que ficaram abaixo de 1% dos votos.

Câmara de Vereadores

Nas eleições para o egislativo, o resultado é de grande renovação. Dentre os 23 eleitos, apenas 11 se reelegeram, sendo a renovação de mais de 50%. Confira abaixo os eleitos, por ordem de votação. Com asterisco, estão os vereadores reeleitos.

Saulinho da Academia (PDT)*
Teilton Valim(PDT)*
Pastor Dinho Souza (PL)
Paulinho do Churrasquinho (PDT)*
Rafael Estrela do Mar (PSDB)
Fred (PDT)*
Professor Rurdiney (PSB)*
Andréa Duarte (PP)
Professor Renato Ribeiro (PDT)
Leandro Ferraço (PSDB)
Rodrigo Caldeira (Republicanos)*
Agente Dias (Republicanos)
Dr. William Miranda (União Brasil)*
Jefinho do Balneário (Podemos)*
Henrique Lima (Podemos)
Antonio Cea (Republicanos)
Cleber Serrinha (MDB)*
George Gunabara (Podemos)
Raphaela Moraes (PP)*
Cabo Rodrigues (MDB)
Stefano Andrade (PV)
Pequeno do Gás (PSD)
Wellington Alemão (Rede)*

Mais Lidas