domingo, outubro 6, 2024
23.8 C
Vitória
domingo, outubro 6, 2024
domingo, outubro 6, 2024

Leia Também:

Weverson vota de olho no segundo turno na Serra

Candidato cresceu na reta final, mas cenário com Audifax e Muribeca é acirrado

Maior colégio eleitoral do Espírito Santo, a Serra inicia este domingo (6) com uma eleição que promete uma disputa única nas últimas décadas. Desta vez, três candidatos chegam na reta final com chances de ir para o segundo turno, segundo os resultados das intenções de votos colhidas dos principais institutos de pesquisa. 

Na pesquisa do Ipec divulgada nesse sábado (5) pela Rede Gazeta, considerando apenas os votos válidos, o ex-prefeito Audifax Barcelos (PP) aparece com 37% das intenções de votos, seguido de Weverson Meireles (PDT), candidato do atual prefeito e correligionário Sergio Vidigal, com 29%, e o deputado estadual Pablo Muribeca (Republicanos) com 28%, sendo a margem de erro de quatro pontos percentuais para mais ou para menos. Já na pesquisa da Futura Inteligência, divulgada no mesmo dia pela Folha Vitória, há um empate técnico triplo: Audifax com 33,1%, Muribeca com 30,9% e Weverson com 25,9%, considerando apenas os votos válidos, sendo a margem de erro também de quatro pontos.

Ao contrário das últimas três votações municipais, que se polarizaram em torno de Vidigal e Audifax ou seus candidatos, e dos pleitos anteriores, em que um ou outro destes ganhou de lavada, quando ambos ainda eram aliados, desta vez os dois polos continuam fortes na disputa, mas encontraram uma nova força política o ex-vereador e deputado estadual Pablo Muribeca, candidato pelo Republicanos.

Ele votou hoje na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEFM) Belvedere e deve acompanhar a apuração em Serra Sede. Porém, o clima em sua campanha é de preocupação, pois as últimas pesquisas mostram um crescimento significativo de Weverson Meireles (PDT), que poderia ameaçar sua presença no segundo turno.

Muribeca destacou: “fizemos uma campanha limpa e estamos confiantes de que a Serra vai escolher a verdadeira mudança. Depois de 28 anos de alternância entre os mesmos dois grupos, chegou a hora de dar oportunidade para um novo caminho, com novas ideias e compromisso real com o povo serrano.”

Weverson votou por volta das 9h30 na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Sônia Regina Gomes Rezende Franco, no bairro Serra Dourada I. “A expectativa é a melhor que tem. O termômetro é a rua, pesquisa boa é a rua, e a Serra abraçou a ideia de manter as conquistas que o Vidigal nos proporcionou e avançar cada vez mais. Por isso estamos confiantes. É a cidade da Serra no rumo certo, no rumo que Vidigal nos apresentou”, disse o candidato, que concorre pela primeira vez em eleições.

A presença constante do atual prefeito em sua campanha conseguiu viabilizar seu nome, ainda desconhecido do eleitorado no início da disputa, e colocá-lo no páreo. Nas últimas semanas, o governador Renato Casagrande (PSB) também entrou com força na campanha, assim como outros nomes do governo, como o ex-deputado estadual e atual secretário estadual de Ciência e Tecnologia Bruno Lamas, que também tem base eleitoral na Serra.

Líder nas pesquisas, o ex-prefeito Audifax Barcelos tenta voltar ao cargo, desta vez disputando pelo PP. Ele deve votar por volta das 14h na EMEF Dr. Helio Ferraz, no bairro Helio Ferraz, onde também deve acompanhar a apuração dos votos.

“Estou animado, confiante e extremamente grato a Deus por permitir e abençoar essa jornada que aprofundou ainda mais nossa conexão com a população da Serra. Hoje é  dia de colher os frutos que plantamos com amor, responsabilidade e comprometimento pelo bem-estar das pessoas e o desenvolvimento do nosso município”, declarou o candidato. “Vou estar com a minha família acompanhando a decisão do povo, que sabe o que a cidade precisa. Sigo firme e muito disposto a recolocar a Serra no caminho do crescimento com saúde de qualidade, educação, segurança e desenvolvimento econômico.”

Também concorrem à prefeitura da Serra o vereador Igor Elson (PL), o ex-deputado estadual Professor Roberto Carlos (PT), Wylson Zon (Novo) e Antônio Bungenstab (PRTB), todos figurando na casa de 5% ou menos nas intenções de voto.

Mais Lidas