Digitalização do rádio

O novo sistema irá ampliar e não excluir ouvintes

 

Todos os radialistas e rádio difusores sabem que não vai ser fácil a digitalização do rádio no Brasil. O governo irresponsavelmente anunciou para todos, no meio de 2012, que até o final daquele ano seria decidido o sistema a ser adotado. Pois é, até agora nada!
 
É bom que se diga que foram realizados testes em dois sistemas que serão adotados, mas que não atingiram o total de cobertura máxima do sinal analógico, isto é, voltou-se à estaca zero. Isso causou mal-estar nos dois sistemas em teste. O governo não sabe o que faz.
 
Todos aqui no Brasil querem ver logo o funcionamento do rádio digital, por diversas razões. Uma delas que o novo sistema utiliza menos energia. Muitos radiodifusores continuam sem entender as manobras do governo, que parece estático perante à situação.
 
Na realidade, o que se tem de fazer é decidir o melhor sistema, e não se o rádio digital se compara ao analógico. E o governo continua protelando. Ele alega várias coisas, tipo: “se o sinal do rádio digital atingir somente 70% da área de cobertura do sinal analógico de uma emissora vai ‘excluir’ ouvintes. Ou seja, vai excluir cidadãos da possibilidade de acessarem à nova tecnologia”
 
Isso tudo é balela. O rádio digital não vai excluir. Ao contrário, vai agregar ouvintes. Gente que não tinha o costume de sintonizar rádio vai passar a ouvi-lo. Esse papo do rádio digital atingir somente 70% do analógico é “furado! Que comece assim então e mais adiante, em curto prazo, garanto, se conseguirá os 100% necessários de cobertura
 
E se o rádio continua ser o primo pobre da mídia – muito embora seja o preferido de todos os brasileiros – a culpa é do governo, dono da concessão e que por isso faz o que quer, como vê-lo até hoje fora das mídias digitais, não evoluindo, ficando sem atrair novos clientes, novos ouvintes e ter o faturamento que merece.
 
 
PARABÓLICAS
 
Será que Jean Feitosa e Adriano Dutra, apresentadores da Tribuna AM, ainda estão por lá? Pois Gatão não. O site da rádio acusa.
 
Contei 34 comentaristas na CBN Vitória, entre funcionários e colaboradores. Vale á pena?
 
Todos os sites de emissoras aqui de Vitória estamparam fotos de Emilio Santiago quando morreu. Parece até que elas tocavam suas músicas....
 
Denner Gouveia apresenta programa sertanejo da FM Fama de Alegre. A emissora não funciona somente em época do festival não!
 
 
MENSAGEM FINAL
 
Se você está buscando ideias criativas, saia para caminhar. Os anjos sussurram para os homens quando eles caminham. Raymond Inmon
  • Palavras-Chaves
Comente Aqui
Confirme seu comentário no e-mail em até 48 horas para manter ativo.
Atenção caros leitores, comentários com link não serão mais aceitos. Evite ser bloqueado.
0 Comentários

Seja o primeiro a comentar.