Igreja em mudança

Dom Dario vai encontrar uma diocese repleta de novos padres, com ideias novas

Me atrevo a fazer um artigo falando de coisas da Igreja Católica. Se errar em algo, peço desculpas de antemão.

Com anuência do Papa Francisco e comunicado pela poderosa CNBB, foi mudado o episcopado de Vitória. Dom Luiz Mancilha Vilela deixa de ser arcebispo de Vitória, dando lugar a dom Dario Campos, transferido da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim. Aliás, ambos vieram de Cachoeiro.

Fora as atribuições, mudar de bispo ou arcebispo é igual mudar de padre, que ocorre de uma paróquia para outra, muita gente sente falta, fica com saudade e outras pessoas nem ligam. Segundo os jornais da Capital, os conservadores da igreja gostaram da mudança, principalmente os fiéis de Cachoeiro.

Dom Dario, que chega a Vitória, é tido como adepto da “Teologia da Libertação”  A Teologia da Libertação é uma corrente teológica cristã nascida na América Latina, depois da Conferência de Medellín, que parte da premissa de que o Evangelho exige a opção preferencial pelos pobres e especifica que a teologia, para concretar essa opção, deve usar também as ciências humanas e sociais. Uma figura católica conhecida que pertence a essa corrente é o padre Leonardo Boff, amigo de Lula.
 
Dom Luiz, que sai e vira “Arcebispo Administrador Apostólico, segundo consta, é chegado a corrente da “Renovação Carismática”.  Essa corrente (também chamada "RCC") é um movimento surgido nos Estados Unidos em meados da década de 1960, precisamente na Califórnia. A prática da Carismática baseia-se na experiência pessoal com Deus, pela força do Espírito Santo e de seus dons, a fim de que todos tornem-se discípulos de Jesus Cristo. Existem atualmente mais de 100 milhões de membros espalhados pelo mundo.

Dom Luiz se despede como um bispo forte e decidido, de personalidade marcante, tanto que protagonizou o polêmico encontro com o senador Magno Malta (PR) na Arquidiocese de Vitória se unindo numa suposta luta contra a descriminalização do aborto, passando a defender um boicote contra o partido Psol nas eleições. 

Dom Luiz também extinguiu a Comissão Justiça e Paz, entidade histórica na luta dos direitos humanos e pela democracia, lutando contra a ditadura militar e o crime organizado no Espírito Santo.

Dom Dario vai encontrar uma diocese repleta de novos padres, com ideias novas. De velho só a mentalidade dos católicos praticantes. Talvez venha a ter também muito trabalho com o novo governo nacional com atuação no Estado. Vamos aguardar.     

 

PARABÓLICAS
Quem está de volta ao mercado é o “gênio” Ismael Alves, o homem que sabe tudo de Internet. O conheci na época da Gazeta.

Fabio Lima continua prestando serviço a algumas empresas de comunicação na área de softwares. Gente boa.

Segundo fui informado, a Rádio Cidade de Nova Venécia terá sua potência ampliada. Com isso, chegará a cidades mais distantes.

Nosso preclaro amigo Cesar Nemer, da Cultura FM de Castelo, foi citado na Câmara Federal no Dia do Radialista.    

 

MENSAGEM FINAL
“Aprendi que certas pessoas vão embora da nossa vida de qualquer maneira, mesmo que desejemos retê-las para sempre.”  

Shakespeare 

Comente Aqui
Confirme seu comentário no e-mail em até 48 horas para manter ativo.
Atenção caros leitores, comentários com link não serão mais aceitos. Evite ser bloqueado.
1 Comentários
  • Lídia , quarta, 21 de novembro de 2018

    Como Católica praticante, de mentalidade nova, adepta à Teologia da Libertação, dou boas vindas à D. Dário. Como amante da língua portuguesa, solicito ao autor que corrija com urgência a abertura de seu texto: não se inicia frase com pronome oblíquo. "Me atrevo" não! Pelo amor dos meus filhinhos!