Teoria da informação

A educação é o fio condutor que faz a informação chegar íntegra ao receptor

Talvez o que escreveremos aqui tem muito a ver com a velocidade da informação. Mas essa tem culpa no cartório no assunto tratado a seguirA educação é primordial, digamos essencial para que a informação seja absorvida. Falamos da informação noticiosa, a dos eventos atuais pelo mundo afora e não da informação intelectual, aquela adquirida através dos estudos, das pesquisas, das leituras.
 
Quando um povo é carente de informação intelectual, como os povos do ainda terceiro mundo, e nele se inclui o Brasil, a informação noticiosa se torna perigosa ao ser veiculada. Não se discute aqui a sobrevivência dos veículos e muito menos dos profissionais. 
Falamos da informação noticiosa quando relata e mostra, por exemplo, matérias sobre roubos. Como roubaram, como fugiram, o que aconteceu.
 
Ou sobre corrupção. Como eles agem, como enriquecem, do que tem em consequência. Das manifestações com vandalismo, a mesma coisa.
 
Tudo é mostrado com detalhe, com exaustão pelos veículos. O povo menos preparado, de tanto ver, passa a fazer o mesmo, inconscientemente ou querer fazer. Aí a gravidade do problema social.
 
A imprensa evoluiu em tecnologia, mas profissionalmente talvez não. Deixamos de acompanhar os movimentos, os anseios dos povos. Hoje apenas relatamos e mostramos o que fazem. Hoje mostramos o fato, mas o motivo apenas paira no ar.
 
A informação completa, com pé e cabeça, deixou de ser mostrada. Pressa? Tempo curto? A reportagem investigativa deixou de ter importância?
 
Tudo isso virou uma questão de conceito. A juventude cresce vendo um tipo de informação que não leva a nada em seu conteúdo.
 
Por estar se tornando um conceito, a juventude de hoje deve achar normal esse estado de coisas, essas coisas erradas, como protestar vandalizando, legislar em causa própria e ver marginais menores assaltando sem nenhum castigo. É preciso repensar tudo isso. Mas quando?
 
PARABÓLICAS
 
A FM Executiva de Cachoeiro continua decolando. Sua programação musical é baseada em sucessos do passado.
 
Douglas Camargo é quem segura a programação da manhã da Rádio Vitória, com grande audiência pelos lados de Serra
 
O ex conselheiro do Tribunal de Contas Enivaldo Dos Anjos faz um horário na sua rádio AM de Barra de São Francisco uma vez por semana.
 
Juninho Vitor é um dos bons destaques da FM Cor da Vida, do senador Magno Malta
 
MENSAGEM FINAL
 
Quando todos pensam igual é porque ninguém está pensando. Walter Lippman
  • Palavras-Chaves
Comente Aqui
Confirme seu comentário no e-mail em até 48 horas para manter ativo.
Atenção caros leitores, comentários com link não serão mais aceitos. Evite ser bloqueado.
0 Comentários

Seja o primeiro a comentar.