Quinta, 25 Abril 2024

Abaixo-assinado defende tombamento do sítio histórico de Santa Teresa

Abaixo-assinado defende tombamento do sítio histórico de Santa Teresa

Tombamento em Santa Teresa


Na última semana, a coluna mostrou um outdoor da campanha contra o tombamento do Centro Histórico de Santa Teresa, já aprovado pelo Conselho Estadual de Cultura (CEC). Alguns atos do moradores já aconteceram na cidade em oposição ao processo. Mas também há muito apoio ao tombamento. Uma das estratégias para explicitar isso foi a criação de um abaixo assinado, que já contava com mais de 4 mil assinaturas até o fechamento da coluna. 


Interesses por trás?


O abaixo-assinado lembra que a demolição de um imóvel histórico no coração da cidade no início deste ano evidenciou a importância do tombamento, alegando o perigo de que o conjunto histórico seja substituído por edifícios que transformariam a paisagem e ainda adensariam o tráfego e gerariam outros problemas. "Infelizmente, há pessoas interessadas na verticalização da área que são contra a criação do sítio histórico e precisamos do apoio dos teresenses e de todos os capixabas", diz a carta que pede homologação do tombamento pelo governador Renato Casagrande.


Festival na sacada


A Guarda Municipal de Vitória impediu a montagem do palco na Praça Costa Pereira, Centro, para realização do Festival Lula Livre, neste sábado (5), com participação de mais de 30 apresentações artísticas. O evento está mantido e deve  acontecer, então, na sacada do prédio do antigo hotel do entorno, que foi comprado por simpatizantes do ex-presidente, que estenderam há algumas semanas na fachada algumas faixas em apoio a Lula. 


Capixabas no México


Uma delegação de artistas do Espírito Santo participou das comemorações dos 10 anos do coletivo Board Dripper, na cidade de Querétaro, no México. Trata-se de uma relação de longa data do coletivo mexicano com o projeto Latinta, surgido no Estado para promover intercâmbio com artistas da América Latina e do mundo. Entre os capixabas na expedição estiveram Fredone, Ren, KRN, Nega Ana, Basi e Moska, que realizaram oficinas, graffitis, tatuagens e também cantaram na programação cultural. Os artistas do Board Dripper já estiveram no Espírito Santo pintando em bairros periféricos da Grande Vitória e realizando uma exposição de arte em shapes de skate, sua marca principal. Foto: No muro, obra de Renato Ren, registrada pelo próprio artista


Waldo Motta na Quarta Poética


Um dos mais destacados poetas capixabas contemporâneos, Waldo Motta participa na próxima semana da Quarta Poética realizada no Thelema, Centro de Vitória. Ele falará sobre a carreira, a poesia e sua última obra, Terra Sem Mal. Também estará à venda o livro Transpaixão, por R$ 25. Depois do bate-papo acontece o sarau com palco aberto para leituras e declamações poéticas. É no dia 9 de outubro, 19h, na Rua Gama Rosa, 65.


Formação antirracista nas artes


Para debater estratégias para uma educação antirracista, o Museu Capixaba do Negro (Mucane) realiza um ciclo de formação para educadores, com quatro encontros semanais, de 12 de outubro a 2 de novembro, tendo como facilitadoras Tatiana Rosa, Mara Pereira, Rebeca Ribeiro, Ariane Meireles e Sarita Faustina. Estão disponíveis 45 vagas e as inscrições devem ser feitas até 6 de outubro em formulário online. Foto: Elizabeth Nader


Região 5 realiza festival


Há anos, a Região 5 de Vila Velha, que inclui bairros como Terra Vermelha, Barra do Jucu, tem consolidado uma cena cultural forte. Neste sábado, a partir das 16h, acontece a edição anual do Região 5 Underground Fest (R5UF), com programação gratuita que inclui shows, batalha de MCs, slam de poesia, dança, graffiti, DJs, malabares, debates e atividades de formação e capacitação. Tudo isso na Avenida Califórnia, em Barramares. Um dos objetivos é promover a integração dos artistas e moradores da região. 

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/