Quinta, 18 Abril 2024

Aldeia Temática de Aracruz lança Plano de Visitação para etnoturismo

Aldeia Temática de Aracruz lança Plano de Visitação para etnoturismo

Uma conquista importante foi apresentada nessa quinta-feira (12) por comunidades indígenas de Aracruz, norte do Estado. Trata-se do Plano de Visitação da Aldeia Temática, ou Tekoá Mirim, que qualifica o espaço para realização de atividades de etnoturismo. A elaboração do Plano de Visitação incluiu a visita a outras comunidades guaranis em São Paulo que já possuem planos similares para poder trocar experiências.




Foto: Luã Quintão


O espaço cenográfico foi construído em 2009 para a filmagem de Como a Noite Apareceu, um filme de Alexandre Perim baseado numa lenda do povo guarani. Finalizadas as filmagens, a Tekoá Mirim passou a ser usada para promover atividades turísticas, já que nelas existem mostras das antigas e tradicionais habitações guaranis, feitas de palha, pau-a-pique, barro e madeira, além de um belo entorno natural repleto de Mata Atlântica, que permite também contemplar e entender melhor o modo de vida dos povos originários.


“Para mim, a Aldeia Temática é um local que fortalece nossas raízes, porque ali estamos sempre praticando nossa cultura. É também um meio de sobrevivência pra gente, nosso trabalho. É muito importante para nós preservar nossa cultura e também manter nossas pessoas dentro da aldeia”, comentou Walter Karaí Djekupé, guia turístico da Tekoá Mĩrim.




Foto: Divulgação


Na Aldeia Temática de Aracruz é possível realizar caminhadas ao ar livre, passeio de barco pelo Rio Piraquê-Açu, nadar no rio, realizar pintura corporal com elementos naturais, conhecer e comprar artesanato e também participar de rodas de conversa e assistir apresentações do coral guarani e do grupo de danças Xondaro. A comunidade oferece almoço típico indígena para grupos, que devem ser solicitados com antecedência.


“Trabalhamos com foco na cultura e meio ambiente. Na trilha mostramos alguns recursos naturais que temos dentro da mata. Podemos ver árvores centenárias como jequitibá, jatobá, jacarandá, algumas espécies em risco de extinção. Queremos mostrar para as pessoas de fora que a natureza é mais importante que o dinheiro, não podemos desmatar tudo, temos que ter sensibilidade e entender que a natureza é muito valiosa para todos, principalmente para os indígenas”, diz Karaí Mirim, um dos guias turísticos e coordenadores do espaço. 




Foto: Divulgação


Além das casas típicas e da natureza, o local possui cabanas para atividades e alimentação, área de camping, banheiros e ducha externa. A Tekoá Mirim também foi cenário de outra obra cinematográfica, O Eremita, filmado em 2017 com direção de Chay Suede.


O acesso ao local é fácil: fica no km 45 da BR-010, logo após a ponte de Santa Cruz, com sinalização para a entrada. Para realizar uma visita, os contatos para agendamentos são: (27) 99606-2754 (Cacique Kara’í Werá) e (27) 99959-6939 (Kara’í Mirim)

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 18 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/