Terça, 23 Abril 2024

Além das tarifas, subsídios concedidos às empresas do Transcol também aumentaram

Além das tarifas, subsídios concedidos às empresas do Transcol também aumentaram

Não são apenas as tarifas pagas pelo consumidor que aumentaram seu valor no universo do transporte público de passageiros da Grande Vitória. Os subsídios concedidos pelo governo do Estado às empresas que operam o Transcol também aumentaram, significativamente. 



Pesquisa do Sindicato dos Trabalhadores e Servidores Públicos do Estado do Espírito Santo (Sindipúbicos/ES) mostra que em 2019, os subsídios do governo de Renato Casagrande (PSB) passaram dos R$ 147 milhões, 62% a mais que os R$ 90 milhões de seu antecessor Paulo Hartung. 



Para a entidade, o aumento de 4% no valor das tarifas, iniciado no último domingo (5), impacta ainda mais o salário dos servidores, que já amargam uma defasagem acima de 28% dos seus salários. A recomposição salarial concedida em dezembro passado, de 3,5%, será praticamente anulada pela nova alíquota da previdência, que retirará 3% dos salários. 



“O Sindipúblicos reforça que estará na luta para que o governador cumpra sua palavra e recomponha as perdas salariais anuais, bem como defende a concessão de vale transporte para os servidores se deslocarem para seus locais de trabalho”, afirma a entidade. 



Nesta quarta-feira (8), estudantes da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) realizam uma reunião com sindicatos de dentro da universidade e também dos rodoviários para traçar os rumos de uma campanha de conscientização voltada à população. A intenção é realizar panfletagem durante três dias nos terminais. 



Na última segunda-feira (6), o Diretório Central dos Estudantes da Ufes (DCE) realizou uma plenária sobre o assunto e, entre as sugestões, estão, além da campanha de conscientização, a necessidade de encaminhar ao Conselho Tarifário (Cotar) que não se reúna apenas no início e final do ano para definir os reajustes das passagens, mas que realize reuniões mensais para discutir com profundidade o projeto sócio-político de mobilidade urbana da Grande Vitória. 



“Para além disso, precisamos também pautar e exigir auditorias com as empresas privadas que prestam serviços de transporte para assim termos maior transparência nesse processo”, afirmou Emanuelle Kisse, diretora do DCE.



Questionada sobre os subsídios concedidos em 2019 e a previsão para o ano de 2020, a Secretaria de Estado de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) não respondeu, até o fechamento desta matéria.

Veja mais notícias sobre Cidades.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 23 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/