Sexta, 26 Abril 2024

Amigos fazem ‘vaquinha’ para reconstruir casa incendiada de família quilombola

Amigos fazem ‘vaquinha’ para reconstruir casa incendiada de família quilombola

A reconstrução de uma casa incendiada em dezembro na comunidade de Linharinho é o motivo de uma “vaquinha” organizada por amigos de Joice Nascimento e Antonio Rodrigues (Sapezeiro), duas lideranças do movimento de retomada do Território Quilombola Tradicional do Sapê do Norte, localizado nos municípios de Conceição da Barra e São Mateus, no norte do Espírito Santo. 



As contribuições em dinheiro podem ser de qualquer valor (ver dados bancários abaixo) e doações de materiais de construção também são bem recebidas. “Lajota, telha, porta, quilo de prego. Qualquer ajuda é válida”, diz Joice. 



O crime aconteceu no último dia 16 e foi registrado na delegacia da cidade, mas os autores do ato ainda não foram identificados. Joice e Antonio estão, desde então, morando em locais temporários. Os dois fazem parte da Comissão Quilombola do Sapê do Norte e atuam no fornecimento de alimentos agroecológicos para a primeira Comunidade que Sustenta a Agricultura (CSA) capixaba. 



No texto de divulgação da vaquinha nas redes sociais, os organizadores enfatizam a importância do movimento das Retomadas Quilombolas do Sapê do Norte, que existe desde 2007, com objetivo de recuperar os territórios dos povos tradicionais expropriados para o cultivo de eucalipto. 



Nos últimos anos, essa é a quarta vez que uma casa quilombola é incendiada nas áreas de Retomadas. A disputa por território na região já motivou outros crimes, como atentados, além de ações judiciais movidas pelas empresas papeleiras – Fibria (ex-Aracruz Celulose, atual Suzano) – que há 50 anos usam de todos os artifícios possíveis para expandir o deserto verde formado pelas extensivos monocultivos de eucaliptos. 



Para contribuir:



Banco do Brasil

CC: 9.281-9 Ag: 4626-4

Joice Nascimento Cassiano 



PicPay: @joice.luninha.nascimento 



Outras doações: contato na página das Retomadas

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários: 1

Erlon em Quinta, 08 Fevereiro 2024 11:15

Essa vaquinha nunca aconteceu , pois nem todos querem ver o próximo progredir na na vida.

Essa vaquinha nunca aconteceu , pois nem todos querem ver o próximo progredir na na vida.
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/