Sábado, 20 Abril 2024

Aposta de risco

Desde o início do ano passado, o ex-governador Paulo Hartung (PMDB) tem sido alvo de vários processos investigativos em relação a irregularidades dele e de membros de sua equipe ou mesmo prefeitos aliados durante seu mandato. Pixote, Lee Oswald, Derrama, "Posto fantasma" e Instituto Sincades, são muitas as ações que colocam o ex-governador na berlinda e aumentam a rachadura em seu sistema de blindagem.



Parte da classe política já percebeu o risco de estar ao lado de uma figura que virou alvo fácil de denúncias e prefere manter uma distância segura do ex-governador. Ex-aliado de Hartung, o prefeito de Vitória Luciano Rezende (PPS) é uma liderança que tem evitado ao máximo uma aproximação com o ex-governador. Nem mesmo a bancada de Hartung na Assembleia – sim ela é grande – tem se arriscado a defendê-lo, embora haja comentários sobre uma pressão muito grande para que seus emissários façam sua defesa no Plenário.



Quem parece não ter entendido o "risco Hartung” é o governador Renato Casagrande, que segue firme na defesa de seu antecessor. Para os meios políticos a ideia de Renato é proteger seu governo, afinal ele foi eleito no palanque da continuidade, e boa parte da equipe de Hartung segue no governo.



Mas para quem entende e teme a genialidade política do ex-governador, a atitude Casagrande é vista como de altíssimo risco. Ao dar proteção ao ex-governador, Casagrande abona um cheque em branco e pode ter que pagar um valor muito mais alto do que imagina.



A ideia no Palácio Anchieta é de que o ex-governador fortaleceria o palanque de Casagrande contra uma possível candidatura de Magno Malta (PR), mas essa estratégia pode ser um tiro no pé. Ao lado de Hartung, Casagrande pode ver sua reeleição ir por água abaixo. Há ainda quem ache que se Hartung conseguir se reerguer, Malta pode passar a ser um problema secundário para Casagrande. Ele pode perder a cadeira de governador justamente para quem vem protegendo.



Bom, que Hartung não é muito afeito a lealdades e cumprimento de acordos, isso a classe política sabe. Como o governador vai lidar com a esperteza de seu antecessor é que são elas.

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/