Sexta, 26 Abril 2024

As melhores Cyphers do Espírito Santo

As melhores Cyphers do Espírito Santo

A música e videoclipe “Primavera Fascista”, lançada na internet pelo selo Setor Proibido com participação de sete rappers capixabas, causou grande repercussão nas redes. O vídeo com letra crítica a Jair Bolsonaro foi tirado do ar pelo YouTube e depois colocado de volta, e já beira as duas milhões de visualizações.


O portal Kondizilla explica a origem das cypher e sua relação com a cultura hip hop: “a cypher no rap tem como objetivo reunir MCs, sendo eles de grupos ou artistas solos, para rimas inéditas e com uma conexão de palavras mais complexas, com um DJ responsável pelo beat. É algo que se aproxima mais do freestyle do que do rap elaborado e construído sobre uma batida produzida em estúdio“. Com o tempo, a rima de improviso tem dado lugar a letras mais elaboradas, quase sempre lançadas por meio de videoclipes.


Esse modelo já vem sendo produzido por artistas capixabas nos últimos tempos. Confira algumas delas:


CENTRO



Um dos primeiros registros que encontramos é de “Centro”, lançado em 2015 no YouTube. Embora a descrição não mencione que seja uma cypher, o vídeo, gravado na Escadaria do Rosário, reduto do hip hop no Centro de Vitória, reúne vários nomes de peso do rap capixaba de várias gerações: Dimas, Bodaum, Leacim Said, Loki, Adikto, Soniq e o DJ Jack, responsável pelos beats e scratches.


 


MULHERES



Reunindo algumas das principais vozes femininas do rap capixaba, a cypher Mulheres traz letras críticas contra o machismo, sexismo e racismo. Produzido pela gravadora Timeless Records, o vídeo recebeu menção honrosa na última edição do festival Cine Rap em Vitória. As letras e vozes são de Bella Larbac, Budah, Mary Jane (Melaninas MC) e P. Drita (Preta Roots)


5K 



Reunindo a talentosa e novíssima geração do rap capixaba, a cypher 5K junta Noventa, Dimas, Dudu e César MC, atual campeão brasileiro na Batalha Nacional de Mcs. O vídeo foi gravado dentro de um ônibus público e a produção é do Canal do Dimas. O mesmo canal também traz 25K, gravado no morro de São Benedito, em Vitória, com participação de Ch, Arthur, Ojota, Cavati e Ph, também destaques da nova geração do rap.


FLEXAL CYPHER 



Definido como primeiro videoclipe gravado no bairro de Flexal 2, em Cariacica, traz o cenário local de periferia com destaque para as crianças que habitam o bairro. Com rimas de DuRap, Faith Rap, Faia, Stann e Rebeld SNJ, um dos destaques da música é o diálogo da melodia com os sons do reggae e ragga. A produção é do Instituto Aprender Cultura (IAC).


ESPÍRITO TRAMPO



Nesta cypher filmada em barbearia e estúdio de tatuagem, o destaque são rappers do norte do Espírito Santo. Cantam Guilherme, Raoni, Pepê, Armellony Oren e Luix. Também do Norte, mais especificamente de São Mateus, vem a cypher SinceraMente, com Mr. G, Oren, JPZ e Seven.


INCYPHER 



O Centro de Vitória é cena e parte do tema dos Incypher, produzidos pela Incita Records. Na edição #1, gravada à noite no bairro, cantam e compõem os MCs Leoni, Sayajin, Mac Crew, Dex, Leacim $aid e Mentor. Na edição #2, gravada num edifício do Centro, reúne Adikto, Junin, HD, HG, Junk, Stiv, Leacim $aid, Cross e Chock. 

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/