Segunda, 18 Março 2024

Assembleia encerra ano legislativo com discurso de despedida de deputados

Assembleia encerra ano legislativo com discurso de despedida de deputados

Em clima de despedidas, a Assembleia Legislativa realizou a última sessão ordinária do ano, aprovando a toque de caixa as últimas pautas pendentes de votação, numa tarde bem morna no Plenário. Entre os destaques da pauta, a aprovação do Programa de Aposentadoria Incentivada, que pode gerar novo concurso para contratação de servidores diante da aposentadoria de atuais funcionários concursados que já cumpriram os requisitos para tal.


O deputado Sergio Majeski (PSB) propôs uma emenda que garantisse que os cargos vacantes não fossem ocupados por comissionados. A proposta, porém, foi rechaçada, com argumento de que a lei já vedava essa possibilidade.


Entre outras proposições aprovadas, está também a criação do Fórum Permanente de Assuntos Pertinentes aos Servidores da Assembleia Legislativa. A sessão ordinária contou ainda com uma breve cerimônia de natal com apresentação de um coral infantil do Colégio Passionista de Jardim América, em Cariacica.


Também foi aprovada a criação da Comenda de Mérito Legislativo Agesandro da Costa Pereira para homenagens a advogados juristas e magistrados, em memória ao ex-presidente da seccional capixaba da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).


Após o encerramento da sessão ordinária, Enivaldo dos Anjos (PSD), que exercia a presidência da Mesa, convocou uma sessão extraordinária logo em seguida, com o objetivo de atender à proposição de urgência da deputada Janete Sá (PMN) de retirar o título de Cidadão Espírito-Santense do médium João Teixeira Farias, o João de Deus, acusado de abuso sexual em processo notório a nível nacional. O título havia sido concedido no ano 2000 e foi cassado por unanimidade dos presentes.


Alguns deputados que deixam a Casa no próximo ano aproveitaram para fazer seus discursos de despedida. Da Vitória (PPS) foi o primeiro a falar. Depois de dois mandatos na Casa, ele irá para a Câmara Federal exercer o mandato de deputado federal na próxima legislatura.


Entre outros que se despediram na tribuna estão os derrotados no pleito Sandro Locutor (Pros) e Padre Honório (PT), que volta a tomar posse na Paróquia de São Francisco de Assis em Teófilo Otoni (MG). Já Gildevan Fernandes (PTB), que desistiu da candidatura à reeleição, lembrou sua carreira política como prefeito de Pinheiros e deputado.


Já a deputada Cláudia Lemos (PRB), que exerceu apenas seis meses de mandato após a cassação de Almir Vieira (PRP) por captação ilícita de recursos financeiros de campanha eleitoral, também fez seu discurso, assim como Eliana Dadalto (PTC), deputada de Linhares. As duas tentaram a reeleição, porém, sem sucesso.


A diplomação dos deputados da próxima legislatura será realizada na quarta-feira (19), às 16h, na sede do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), na Enseada do Suá, Vitória. Na ocasião também serão diplomados os deputados federais, senadores e o governador eleito, Renato Casagrande (PSB).


A Assembleia volta aos trabalhos em 1º de janeiro, às 15h30, na cerimônia de posse do governador eleito.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 19 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/