Sexta, 19 Abril 2024

Ato nacional cobra inclusão da população de rua no Censo 2020

Com o tema “Inclusão no Censo, já!”, entidades sociais ocuparão na próxima segunda-feira (23), em Vitória, a sede do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) por duas horas, para cobrar a inclusão da população em situação de rua no Censo de 2020.


O ato faz parte da XII Ação Nacional Criança Não é de Rua e ocorre em todas as capitais do País. Em Vitória, a concentração será às 10 horas, em frente ao Edifício Palácio do Café, sede do IBGE, na Avenida Nossa Senhora da Penha.


Durante a mobilização, será entregue um manifesto à direção do Instituto, bem como solicitada uma reunião. Os organizadores do ato apontam que a invisibilidade de crianças, adolescentes e adultos nos levantamentos oficiais impede a destinação de recursos orçamentários e a elaboração de políticas públicas eficazes.


“Um quarto de século depois, o Brasil não sabe quantas crianças e adolescentes estão em situação de rua e o IBGE ainda não desenvolveu uma metodologia que permita mensurar a realidade de crianças, adolescentes e adultos que sobrevivem nas ruas”, criticam.


A ação nacional acontece no dia em que a “Chacina da Candelária” completa 25 anos. A tragédia que vitimou oito crianças e adolescentes no Rio de janeiro, em 1993, chocou o Brasil e o mundo.


“Não ter dados consolidados nacionalmente sobre está problemática, condena estes refugiados urbanos a ausência completa de cidadania. Diagnosticar esta população para conhecer quem são, quantos são, onde estão, como vivem; e assegurar seus direitos”, alertam.


A Defensoria Pública da União ajuizou uma ação civil pública pedindo ao IBGE a inclusão deste público no Censo a ser realizado em 2020.


Criança não é de Rua


Realizada anualmente com objetivo de dar visibilidade à situação de rua de crianças e adolescentes no Brasil, a ação nacional tem o objetivo de sensibilizar a sociedade e reivindicar do poder público ações para enfrentar este fenômeno social.


Nesta XII edição, o Movimento Nacional da População de Rua se integra à atividade ao lado de movimentos que defendem o direito à terra e moradia, por exemplo.

Veja mais notícias sobre Direitos.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/