Sexta, 29 Março 2024

Atrás vem gente




 



O ex-prefeito e atual secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano, João Coser, está a todo vapor com as articulações políticas para acomodar o PT nas eleições de 2016. Mas de sua candidatura em Vitória, mesmo, nada diz. Enquanto se esquiva, as correntes internas do partido se voltam para a candidatura da ex-deputada federal Iriny Lopes. Desde quando ela se dispôs a brigar pelo direito de assumir o pleito, recebeu apoio interno até daqueles que não integram a sua corrente, Articulação de Esquerda. Isso também fez eco na nacional do PT, que tem como meta apresentar candidatos nas principais cidades do País. Vitória, obviamente, é parte prioritária do plano. Nos bastidores, circula que Coser só terá uma maneira de evitar a candidatura de Iriny: se apresentar como candidato. Neste caso, tem a prioridade. Mas se não disputar na Capital, e considerando sua ligação com o projeto político do governador Paulo Hartung (PMDB), enfrentará forte resistência para defender qualquer outro nome, como já até foi cogitado, do ex-vereador Alexandre Passos, que não tem a mesma história política de Iriny e, portanto, não garante o devido espaço ao PT. Acostumado a manobrar o partido de acordo com seus interesses pessoais, Coser pode acabar numa sinuca de bico. Ou vai, ou racha.



Mesmo lado

Hartung conseguiu ganhar pelo menos um aliado na defesa que faz do modelo de concessão para exploração do petróleo. O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), anunciou que deve propor a votação de um requerimento que confere urgência ao projeto que trata a questão. A proposta foi tema do jantar entre governadores do PMDB nessa segunda-feira (7), em Brasília.



Mesmo lado II

A propósito, pergunta que não quer calar: ter Cunha como aliado é bom ou ruim?



Reação em cadeia

A discussão sobre o projeto do deputado estadual Marcos Mansur (PSDB) que concede título de utilidade pública a uma entidade de Barra de São Francisco, vetado pelo governo, expôs a insatisfação dos parlamentares em relação a essa prática, que se tornou comum na atual gestão estadual. “Entendimento perverso, estapafúrdio”, esbravejou Gilsinho Gomes (PR). Até Luzia Toledo (PMDB), que não é disso, criticou o veto.



Paz e amor?

Recente matéria publicada em A Tribuna sobre o impasse que se instalou no PRP do Estado afasta, mais uma vez, o clima de “paz e amor” que o presidente do partido, Marcus Alves, disse reinar. O deputado estadual Hudson Leal, que pleiteia a presidência do diretório em Vila Velha, não só ameaçou sair da sigla e atuar na campanha de adversários, como o atual presidente, Ismael Continenti, chamou o deputado de “Hudson desleal”.



Inferno astral

Aliás, está feia a coisa para o lado do PRP. Só deu o deputado estadual Almir Vieira nos jornais nesse feriadão. A denúncia do Ministério Público Eleitoral que pede a cassação de seu mandato, sob acusação de ter usado “laranjas” na doação de dinheiro para sua campanha, tem dado o que falar.



Falando sozinho

Tem eleitor reclamando na página de Facebook do deputado federal Lelo Coimbra (PMDB) do link patrocinado por ele na rede social, chamado “Fale com Lelo”. É que ele tenta falar, mas Lelo não responde.



Figuração

O prefeito da Serra, Audifax Barcelos (de saída do PSB), está em campo para construir sua candidatura à reeleição. Tem realizado reuniões em bairros do município e até posa para fotos com a “mão na massa”. Nessa terça-feira (8), pegou no batente em obra de recapeamento de asfalto em Jardim Carapina. Nas redes sociais, apareceu com a hasthag ???#‎prefeitoemação. Até parece!









Estilo

Essa estratégia de Audifax tem outros adeptos. O primeiro nome que vem a cabeça, de imediato, é o prefeito de Vila Velha, Rodney Miranda (DEM). O campeão dos espetáculos midiáticos.



Cadê?

O vereador Miltinho Colega (PSDB), que preside a Câmara de Linhares, reclama que já solicitou informações do governo e da Comissão de Saúde da Assembleia sobre a situação do setor no município, porém, sem sucesso. Por ofício, vai acionar Paulo Hartung e o presidente da comissão, deputado estadual Hércules Silveira (PMDB).



140 toques

“O aquaviário em Vitória não funciona porque não interessa aos donos das empresas de ônibus. O governo dá uma desculpa de amarelão...escamoteia!!!”. (Ex-vereador de Vila Velha João Batista Babá – PT – no Twitter).



PENSAMENTO:

“O poder sem abuso perde o encanto”. Paul Valéry

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 29 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/