Banda de Congo Mestre Tagibe inaugura sede em Roda D'Água

Localidade rural de Cariacica é onde acontece anualmente a tradicional festa do Carnaval de Congo

Diante da longa distância para chegar às festas da padroeira no Convento da Penha, a localidade de Roda D`Água, em Cariacica, desenvolveu uma festividade própria, que hoje é o Carnaval de Congo, uma das festas mais representativas do município e da cultura popular capixaba. Uma das bandas locais terá neste sábado (5) um momento importante: a inauguração da Casa de Congo Mestre Tagibe.

A casa foi fruto de oficinas e mutirões buscando resgatar a técnica de taipa de mão, também conhecida como pau a pique, utilizando madeira e barro. "A construção é importante porque é uma educação para meus filhos, que não conheciam as casas de barro. Fico feliz por ter esse espaço porque posso mostrar as coisas do antepassados", conta Itagiba Cardoso Ferreira, o Mestre Tagibe, lembrando de como eram as casas na região, que fez parte de uma grande fazenda.

O local da Casa de Congo está localizado próximo à casa onde vive o mestre e aconteciam os ensaios. A nova construção vai servir para guardar os instrumentos, realizar ensaios e também para outras atividades culturais e comunitárias e para recepção de escolas e universidades, que costumam visitar o mestre e a região para aprender mais da cultura local.

Tagibe é filho do Mestre Gabiroba, congueiro histórico que comandou por mais de 50 anos a Banda de Congo Santa Izabel, também em Roda D`Água. Foi pensando em realizar o sonho do pai de ter uma banda formada apenas por membros consanguíneos da família que seu filho fundou em 2007 a Banda de Congo Mestre Tagibe, com primos, filhos, sobrinhos e outros parentes. Em parceria com seu filho Alcemir, também existe a Banda de Congo Mirim Mestre Tagibe, embora esta não mantenha apenas o vínculo familiar.

O evento de inauguração da Casa de Congo Mestre Tagibe terá início às 15h de sábado, contando com a apresentação da banda de congo mirim e da banda de Mestre Tagibe e convidados, além de um grupo de forró pé de serra.

AGENDA CULTURAL

Inauguração da sede da Banda de Congo Mestre Tagibe

Quando: Sábado, 5 de janeiro, 15h

Onde: Ao lado da casa de Mestre Tagibe em Roda D'Água, Cariacica

Comente Aqui
Confirme seu comentário no e-mail em até 48 horas para mantê-lo ativo.
Atenção caros leitores, comentários com link não serão mais aceitos. Evite ser bloqueado.
0 Comentários

Seja o primeiro a comentar.

Matérias Relacionadas

Carnaval de Congo de Máscaras divulga programação

Tradicional evento acontece na comunidade de Roda D' Água, interior de Cariacica, no próximo dia 29