Bernardo B lança seu primeiro EP na Casa Subtrópico

MPB, samba e forró se encontram na obra do artista criado no Espírito Santo e radicado no Rio de Janeiro

Minas Gerais foi onde Bernardo B nasceu. No Espírito Santo cresceu e no Rio de Janeiro foi onde lançou seu primeiro EP, Violão Bandoleiro, que apresenta neste sábado (2) na Casa Subtrópico, Centro de Vitória.

"Estou bem feliz de estar fazendo o lançamento em Vitória. Considero o Espírito Santo meu lugar natal, onde passei a maior parte de minha vida. Lançar o EP  em Vitória tem um significado especial para mim", afirma o artista.

Foi à beira das praias de Jacaraípe, na Serra, onde Bernardo cresceu e viveu cerca de 25 anos de sua vida. Junto com a influência forte de Dorival Caymmi, isso faz com que sua música dialogue ritmicamente com a atmosfera praiana e o suave balanço das águas marinhas, sendo que o mar é tema de duas das cinco canções do álbum, Grávida Sina e Furor das Águas. Curiosamente, a paixão por Dorival foi despertada ao ouvir Quem vem pra beira do mar, em gravação com Adriana Calcanhotto, outra artista que influencia em sua obra.

Outro músico que marca o trabalho de Bernardo B é Zé Ramalho, que ajuda a trazer parte dos elementos de forró em sua obra, junto a outros nomes como Luiz Gonzaga, Dominguinhos e Alceu Valença. O toque de forró se destaca na canção que dá nome ao EP, Violão Bandoleiro, um tributo do compositor a seu instrumento principal, que fará companhia na apresentação de sábado. A canção de trabalho ganhou também um videoclipe gravado durante o Festival de Música de Paraty (RJ). Completam a obra a melancólica Uma sobra qualquer e a romântica Flor do Dia.

Para o show na Subtrópico, Bernardo traz um formato voz e violão com as cinco faixas do EP além de outras seis canções autorais nunca gravadas. A abertura vai ser com apresentação de Vitor Fieni.

Violão Bandoleiro foi lançado em dezembro do ano passado no Rio de Janeiro e em Petrópolis e este ano deve ser apresentado em São Paulo, Belo Horizonte e outras cidades menores, segundo o cantor e compositor. A obra está disponível nas diversas plataformas como YouTube, Spotify, Deezer e iTunes e contou com participação de nomes reconhecidos no mundo da música brasileira como o percussionista Marcos Suzano, o multi-instrumentista Sérgio Chiavazzoli, o baixista Pedro Aune e o violoncelista Lui Coimbra, que também é produtor do disco.

AGENDA CULTURAL

Lançamento do EP "Violão Bandoleiro", de Bernardo B

Quando: Sábado, 2 de fevereiro, às 17h

Onde: Casa Subtrópico - Rua Coutinho Mascarenhas, 55, Centro de Vitória/ES

Comente Aqui
Confirme seu comentário no e-mail em até 48 horas para mantê-lo ativo.
Atenção caros leitores, comentários com link não serão mais aceitos. Evite ser bloqueado.
0 Comentários

Seja o primeiro a comentar.