Boaventura de Sousa Santos fará conferência na Ufes

Sociólogo reconhecido internacionalmente participa de atividades no Teatro Universitário em dezembro

Influente pensador de áreas como Direito e Sociologia, o português Boaventura de Sousa Santos, professor da Universidade de Coimbra (Portugal) e da Universidade de Winscousin (EUA), estará em Vitória em dezembro. Intelectual crítico e participante ativo do Fórum Social Mundial, ele fará conferência no dia 11 de dezembro no Teatro Universitário, na Universidade Federal do Estado (Ufes), com o tema “As Epistemologias do Sul e a Defesa da Universidade”. O evento terá entrada gratuita, porém, com lotação sujeita à capacidade do espaço.

Epistemologias do Sul é um dos conceitos que Boaventura vem trabalhando na busca de uma nova construção do conhecimento, a partir de um diálogo horizontal que considere também os saberes populares e não acadêmicos, especialmente do Sul Global, que foram historicamente oprimidos, apagados ou desprezados pela visão hegemônica da academia. A crítica não significa desvalorizar a Universidade, pelo contrário, como indica o título da palestra, busca valorizá-la como espaço de saber plural. Pode-se esperar que as questões relativas ao momento atual do Brasil, que o sociólogo sempre acompanha de perto, também passem por sua análise, diante da iminente posse do novo presidente Jair Bolsonaro (PSL).

A palestra de Boaventura de Sousa Santos marcará o encerramento das comemoração dos 70 Anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclamada em 10 de dezembro de 1948 pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). As comemorações da data terão início no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra. Além da conferência, o professor também estará disponível para uma noite de autógrafo de suas obras. Este ano, ele lançou o livro Esquerdas do mundo, uni-vos (Boitempo), no qual aponta caminhos para a unidade de forças progressistas a partir da diversidade.

No dia 12 de dezembro, Boaventura também fará uma palestra para os participantes do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Extensão, que acontece em um hotel em Vitória.

Comente Aqui
Confirme seu comentário no e-mail em até 48 horas para mantê-lo ativo.
Atenção caros leitores, comentários com link não serão mais aceitos. Evite ser bloqueado.
0 Comentários

Seja o primeiro a comentar.

Matérias Relacionadas

Agressores de pessoas LGBTI+ não poderão ingressar na OAB

Decisão é do Conselho Pleno da Ordem, seguindo deliberações já tomadas em favor de outras minorias

Viviane Mosé: 'O Brasil vai sair desse buraco primeiro e ensinar ao mundo'

Em palestra no aniversário da Ufes, filósofa e psicóloga capixaba falou sobre educação e sociedade em rede

Movimento de moradia e prefeitura seguem em impasse sobre Edifício Santa Cecília

MNLN e Brigadas Populares propõem reforma sem retirar moradores que ocupam prédio no Centro de Vitória

Ufes terá um dia inteiro de atividades sobre questão indígena

Evento Aliança indígena acontece na próxima quarta-feira com filmes, debates e atividades culturais