BR Cidades realiza levantamento de movimentos sociais na Grande Vitória

Formulário de perguntas servirá de base para estudos e formulação de propostas para cidades brasileiras

O projeto BR Cidades, que atua em vários estados brasileiros na luta pela reforma urbana, realiza um levantamento de movimentos sociais para fins de estudos e construção de plataformas políticas. 

No Espírito Santo, o grupo lançou um formulário online com perguntas para subsidiar a resposta a questões propostas a nível nacional como: quais são as insurgências principais na cidade? Quais as principais propostas envolvidas nessas lutas? Como elas alteram o cenário na realidade social do município?

Para isso, as perguntas aos movimentos sociais e coletivos se referem a seu local de atuação, lutas e propostas defendidas e como elas influenciam a nível local.

Cada uma das 16 unidades da federação onde o BR Cidades está organizado (15 estados e o Distrito Federal) deve preparar respostas a essas questões com objetivo de subsidiar os debates a nível nacional, que se tornam mais importantes ainda em ano eleitoral, já que nas cidades há maior proximidade entre eleitores e candidatos.

A nível nacional, o movimento busca aumentar a capilarização pelo País e ampliar o nível de organização do projeto. "A necessidade de expandir a construção do BR Cidades nas periferias e entre os sujeitos oprimidos se insere, também, de maneira norteadora no próximo ano", diz o convite do grupo.

O BR Cidades iniciou suas atividades no Espírito Santo em março do ano passado, reunindo professores, arquitetos, advogados e profissionais de outras áreas com movimentos sociais e ambientais, associações comunitárias e outras entidades e pessoas envolvidas na luta pelo direito à cidade. Se propõe a uma dupla tarefa: avançar no diagnóstico sobre as contradições urbanas recentes, mas também apontar possibilidades, abrir pautas para um novo ciclo de democratização das cidades e retomar o protagonismo dessas na cena política brasileira. 

Entre as linhas de trabalho do BR Cidades no Brasil estão direito à moradia e à cidade; mobilidade urbana; meio ambiente, saúde e saneamento; economia e justiça urbana; classes sociais e os discursos sobre a cidade; gênero, raça e classe no espaço urbano; e lutas urbanas, participação institucional, movimentos sociais e coletivos.

Atualmente, o BR Cidades possui fórum nos estados de Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, São Paulo e Santa Catarina. O Comitê Nacional que coordena as atividades é formado por Erminia Maricato, Karina Leitão, Paolo Colosso, Carina Serra, João Sette Whitaker, Margareth Uemura, Lizete Rubano e Celso Carvalho.

Comente Aqui
Confirme seu comentário no e-mail em até 48 horas para mantê-lo ativo.
Atenção caros leitores, comentários com link não serão mais aceitos. Evite ser bloqueado.
0 Comentários

Seja o primeiro a comentar.

Matérias Relacionadas

O mais triste Dia do Circo de todos os tempos

Proibidos de se apresentar por conta do coronavírus, circos capixabas não tiveram o que comemorar

Movimento arrecada doações para população em situação de rua

Quase metade dessa população possui problemas de saúde, ficando ainda mais vulnerável ao coronavírus

Reinauguração da Igreja de Queimado é adiada

Atividades de comemoração de 171 anos da Revolta de Queimado foram suspensas por conta do coronavírus

Justiça obriga prefeitura a notificar donos de imóveis abandonados em Vitória

Notificação vem após campanha e denúncia da Defensoria Pública e moradores do Centro