Caminhada dos Zumbis Contemporâneos abre inscrições para 10ª edição

No dia 21 de março, grupo vai percorrer 18 km à noite rumo ao restaurado sítio histórico de Queimado

A Caminhada Noturna dos Zumbis Contemporâneos completa este ano sua 10ª edição no município da Serra, percorrendo 18 km de Serra Sede até o distrito de Queimado, onde aconteceu a mais importante rebelião de negros escravizados no Espírito Santo. O evento acontece no dia 21 de março, lembrando dos 171 anos da insurreição.

A novidade é que neste ano a caminhada chegará ao local que estará recém reinaugurado após as obras de restauração que vão transformar o lugar numa espécie de museu a céu aberto, antiga reivindicação do movimento negro. As inscrições para participar da caminhada devem ser feitas por meio do preenchimento de um formulário online.

Com o lema "Kizomba: Construindo ninhos e voltando para casa", a caminhada deste ano busca relembrar a história da revolta dos negros que construíram a igreja - hoje em ruínas - mas não obtiveram a alforria prometida pelo trabalho, iniciando então a revolta em 1849, sob liderança de Chico Prego, Eliziário Rangel e outros. 

Na concentração que acontece a partir das 21h na Praça da Igreja Matriz de Serra Sede, haverá Feira de Afroempreendedorismo e uma série de atividades culturais. A largada para a caminhada será dada na praça onde está o monumento em homenagem a Chico Prego, indo em direção à zona rural do município. A primeira parada será no Sítio Recanto Morro do Céu, onde acontecem atividades culturais antes de seguir em direção à Fazenda Roncetti. 

Depois de uma pausa para reagrupamento no CDP da Serra, o grupo sobe em direção à Lagoa Sarapongá, onde acontece uma mística. A chegada em Queimado está prevista para 9h da manhã e será seguida de uma celebração afro ecumênica dos 171 anos da Insurreição de Queimado.

Comente Aqui
Confirme seu comentário no e-mail em até 48 horas para mantê-lo ativo.
Atenção caros leitores, comentários com link não serão mais aceitos. Evite ser bloqueado.
0 Comentários

Seja o primeiro a comentar.

Matérias Relacionadas

Confira a agenda dos blocos de Carnaval na Grande Vitória

Vitória, Serra, Cariacica e Vila Velha terão dezenas de blocos neste feriado de Carnaval

Poetisa popular ganha homenagem nos muros da Serra

Na coluna: hinos do carnaval, novo ateliê no Centro, livros censurados em exposição, Carnaval de Congo

Reciclafolia já aproveitou mais de 50 toneladas de fantasias no carnaval

Projeto surgiu de moradores do entorno do Sambão do Povo preocupados com descarte incorreto pós-desfiles

Escola de Fé e Política vai formar lideranças de base na Igreja Católica

Coordenador pedagógico, Maurício Abdalla falou sobre iniciativa que terá início em maio no Espírito Santo