Caminhada dos Zumbis Contemporâneos abre inscrições para 10ª edição

No dia 21 de março, grupo vai percorrer 18 km à noite rumo ao restaurado sítio histórico de Queimado

A Caminhada Noturna dos Zumbis Contemporâneos completa este ano sua 10ª edição no município da Serra, percorrendo 18 km de Serra Sede até o distrito de Queimado, onde aconteceu a mais importante rebelião de negros escravizados no Espírito Santo. O evento acontece no dia 21 de março, lembrando dos 171 anos da insurreição.

A novidade é que neste ano a caminhada chegará ao local que estará recém reinaugurado após as obras de restauração que vão transformar o lugar numa espécie de museu a céu aberto, antiga reivindicação do movimento negro. As inscrições para participar da caminhada devem ser feitas por meio do preenchimento de um formulário online.

Com o lema "Kizomba: Construindo ninhos e voltando para casa", a caminhada deste ano busca relembrar a história da revolta dos negros que construíram a igreja - hoje em ruínas - mas não obtiveram a alforria prometida pelo trabalho, iniciando então a revolta em 1849, sob liderança de Chico Prego, Eliziário Rangel e outros. 

Na concentração que acontece a partir das 21h na Praça da Igreja Matriz de Serra Sede, haverá Feira de Afroempreendedorismo e uma série de atividades culturais. A largada para a caminhada será dada na praça onde está o monumento em homenagem a Chico Prego, indo em direção à zona rural do município. A primeira parada será no Sítio Recanto Morro do Céu, onde acontecem atividades culturais antes de seguir em direção à Fazenda Roncetti. 

Depois de uma pausa para reagrupamento no CDP da Serra, o grupo sobe em direção à Lagoa Sarapongá, onde acontece uma mística. A chegada em Queimado está prevista para 9h da manhã e será seguida de uma celebração afro ecumênica dos 171 anos da Insurreição de Queimado.

Comente Aqui
Confirme seu comentário no e-mail em até 48 horas para mantê-lo ativo.
Atenção caros leitores, comentários com link não serão mais aceitos. Evite ser bloqueado.
0 Comentários

Seja o primeiro a comentar.

Matérias Relacionadas

Concurso quer engajar jovens no combate à Covid-19

Iniciativa da Associação Gold vai premiar composições de raps de conscientização sobre o vírus

'Não seja uma ameaça para nossa comunidade!', alertam moradores de Regência

Com muitos idosos e pouca estrutura de saúde, comunidade teme fluxo de turistas devido à Covid-19

Secult lança edital emergencial para apresentações e formações culturais

Medida assinada pelo secretário Fabricio Noronha vai contemplar 300 trabalhadores da cultura

Mesmo em isolamento social, músicos capixabas apresentam lançamentos

Dub, rap, reggae, samba, hardocre e black music fazem parte das novidades anunciadas nas últimas semanas