Quinta, 18 Abril 2024

Campo eleitoral


As declarações do deputado estadual Enivaldo dos Anjos (PSD) em relação ao prefeito cassado de São Mateus, Daniel da Açai (PSDB), feitas em plenário nesta quarta-feira (20), última sessão do ano da Assembleia, reforçam o que circula no mercado político desde que foi decretada a decisão desfavorável ao tucano: já tem muita gente de olho no município, esperando ser deflagrado o novo processo eleitoral. Enivaldo cobrou pressa do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES), pois, segundo ele, o turismo em São Mateus, responsável por atrair 200 mil turistas do verão até o Carnaval, está ameaçado com essa indefinição. "É preciso que a Justiça Eleitoral defina logo quem comanda São Mateus, porque quem deveria sair, não sai, e quem deveria entrar, não entra". Enquanto isso não acontece, critica Enivaldo, o município está abandonado, sem comando. Horas depois da sessão, veio a decisão do presidente do TRE, Annibal de Rezende Lima, dando mais uma sobrevida a Daniel, ao acatar recurso suspensivo que o mantém no cargo até decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Não era, pelo visto, a expectativa de Enivaldo. Ao contrário do que o deputado afirma, aliás, a constatação de bastidores é que Daniel continua forte em São Mateus, mesmo com esse desgaste judicial. Eleito na condição de empresário que socorreu o povo num momento de dificuldade, com a distribuição de água potável em plena seca, o prefeito cassado pode se consolidar como o grande cabo eleitoral da disputa extemporânea. Por enquanto, ele nega que apoiará um nome, mas não há quem compre essa ideia no município. Na hora certa, Daniel definirá um palanque pra chamar de seu. Tem, no entanto, uma chance desse cenário estremecer, como sinalizam por lá. Basta o deputado federal Jorge Silva (PHS) encarar a missão. Ele é, para todos os efeitos, considerado o favorito.
Interino
Quando Enivaldo diz "quem deveria entrar, não entra", ele se refere ao presidente da Câmara de Vereadores, Carlos Alberto Alves, do PSB. É que o atual vice-prefeito, Doutor Zé Carlos (PMDB), também foi cassado. E Carlos Alberto, hein, o que fará na cadeira?
Correligionário
Também são lideranças que devem participar da nova eleição, os próprios adversários de Daniel em 2016, que perderam de lavada: Carlinhos Lyrio (PSD) e o deputado estadual Freitas (PSB). Carlinhos Lyrio, do partido de Enivaldo, e Freitas, do partido do presidente da Câmara e futuro prefeito interino.
Censor
Ainda sobre Enivaldo, o deputado não gostou da repercussão do vídeo bailante de Hartung nas redes sociais. Na sessão dessa quinta-feira (19), ele criticou os comentários sobre o desempenho surpreendente do governador. Ué, pode não?
Mais do mesmo
Como tem sido comum, também nessa quinta, Euclério Sampaio (PDT) voltou a falar em plenário das denúncias contra o secretário de Estado da Agricultura, Octaciano Neto (PSDB), e foi acompanhado de Sergio Majeski (PSDB). Enivaldo entrou no circuito para rebatê-los e, mais uma vez, a história acabou em bate-boca.
Mais do mesmo II
A confusão foi pela defesa do tucano de que pessoas com condenação, mesmo em primeira instância, não deveriam assumir cargos no governo. Enivaldo argumentou pelo lado do Direito. Já Euclério chamou a gestão de Hartung de "governo da ressocialização", sugerindo muitos condenados. "Mas antes você não achava isso, retrucou Enivaldo. "Todos têm o direito de errar", justificou Euclério, que era de oposição, passou para o lado do governo, e agora voltou pra oposição.
Vitrine
O senador Ricardo Ferraço (PSDB) publica vídeo nas redes sociais com imagens do novo aeroporto de Vitória, como quem espera ser reconhecido pela paternidade da criança. Ali, o que mais tem é isso: político querendo tirar casquinha.
Perdeu o posto?
A senadora Rose de Freitas (PMDB), aliás, chegou a ser apelidada de "mãe do aeroporto", diante das interlocuções para garantir a retomada das obras. Mas depois que o grupo do governador Paulo Hartung entrou no circuito, essa marca ficou meio ofuscada.
'Véu e grinalda no MDB'
A propósito, Hartung virou nota na mídia nacional mais uma vez nesta quarta. A coluna Poder em Jogo, de O Globo, aponta que o PMDB, rebatizado de MDB, poderá compor uma chapa com o nome do governador. "Mas, primeiro, precisa convencê-lo a ficar no partido. O capixaba é alvo de PDT e PSDB", apontou a jornalista Lydia Medeiros.
Nas redes
"Nesta sexta (22) vamos debater sobre os desafios que o Psol terá no próximo período. O debate virtual contará com a participação de todas as pré-candidaturas a presidência pelo Psol: Plinio Jr., Nildo Ouriques, Hamilton Assis e Sônia Guajajara. E será conduzido pela companheira e ex-candidata a presidência, Luciana Genro". (Camila Valadão - no Facebook).
PENSAMENTO:
"Cuidado com a fúria de um homem paciente". John Dryden

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 18 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/