Sexta, 19 Abril 2024

Candidato de Casagrande deve emplacar o comando do Sebrae-ES nesta quinta

Candidato de Casagrande deve emplacar o comando do Sebrae-ES nesta quinta

Dos três participantes da atual diretoria executiva do Serviço de Apoio à Pequena e Média Empresa no Espírito Santo (Sebrae-ES), somente o superintendente José Eugênio Vieira, há oito anos na função, entrou na chapa oficial divulgada nessa terça-feira (11) para as eleições da entidade. Ficaram de fora Benildo Denadai, diretor Técnico, e Ruy Dias de Souza, diretor de Atendimento.  


A disputa pela Superintendência do Sebrae-ES foi reduzida para apenas dois dos 12 candidatos que inicialmente pretendiam participar das eleições, que ocorrerão nesta quinta-feira (13), por meio de votos de representantes do governo do Estado, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e das federações patronais. 


O atual ocupante do cargo, José Eugênio Vieira, ligado ao governador Paulo Hartung (sem partido), disputa a superintendência com o empresário Pedro Rigo, apoiado pelo grupo do governador eleito, Renato Casagrande (PSB). José Eugênio concorre também ao cargo de diretor. Nos bastidores, porém, há sinalização de acordo em torno do nome de Rigo, com José Eugênio compondo a chapa, o que é discutido nesta quarta-feira (12). A configuração atenderia ao interesse de Casagrande. 


Embora ele e Hartung não apareçam envolvidos diretamente na disputa, seus interlocutores trabalham nos últimos para eleger os candidatos do grupo, considerando que o Sebrae-ES, apesar de suas características técnicas, exerce influência em cadeias produtivas com capacidade de elevar a densidade eleitoral de lideranças políticas. 


As eleições desta quinta-feira ganharam, neste ano, mais um elemento de disputa. Trata-se do cargo de presidente do Conselho de Administração da instituição, que tem como postulantes o presidente da Federação do Comércio (Fecomércio), José Lino Sepulcri, e o deputado federal não reeleito e futuro subsecretário a Casa Civil da Presidência da  República, Carlos Manato, do PSL. 


Apesar de médico, Manato conseguiu uma vaga de conselheiro do Sebrae-ES, o que lhe permite concorrer à Presidência. Sua candidatura é vista como estratégia do partido do presidente eleito, Jair Bolsonaro, de ampliar seu raio de ação nos estados. 


Nessa terça-feira (10), o presidente do Conselho Deliberativo, empresário Marcos Guerra, ex-presidente da Federação das Indústrias (Findes) e candidato derrotado à Câmara Federal, divulgou os nomes dos postulantes aos cargos da instituição.   


Além dos cargos de presidentes do conselho administrativo, José Lino Sepulcri (Fecomércio) e Carlos Manato, e da superintendência, José Eugênio Vieira e Pedro Rigo, formam a chapa que será votada nesta quinta-feira os seguintes nomes, dos quais serão escolhidos os diretores Técnico e de Atendimento: Amarildo Lovato, Denise de Moura Cadete Gazzinelli Cruz, José Eugênio Vieira, José Maria de Abreu Júnior, Luiz Henrique Toniato e Paulo Alfonso Meneguelli, secretário de Desenvolvimento Econômico da Serra. 

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/