Sexta, 26 Abril 2024

Cedrolândia protesta contra descaso na educação e saúde

Cedrolândia protesta contra descaso na educação e saúde

Os moradores do distrito de Cedrolândia, na zona rural de Nova Venécia, no noroeste do Estado, protestaram, mais uma vez, contra o descaso nas áreas de saúde e educação do município. 


Com faixas e cartazes, os moradores caminharam pelas ruas da comunidade registrando sua indignação na manhã desta quinta-feira (6).


As duas principais reivindicações são com à água e à escola municipal. A Estação de Tratamento de Água (ETA) local funciona em condições precárias, fazendo chegar às torneiras uma água amarelada e gordurosa. “Nem porco bebe!”, diz a lavradora Iracy Dias Pereira Heringer. “E o prefeito ainda cobra taxa de água!”, esbraveja, citando o prefeito Mário Sérgio Lubiana (PSB), o Barrigueira.



Já a escola continua ameaçada de desabar, segundo laudo da Defesa Civil Municipal. E ameaça a saúde das crianças, na visão dos moradores, visto que foi construída em um terreno alagadiço, onde constantemente vê-se água de enxurrada empoçada, além de apresentar cheiro ruim e atrair animais vetores de doenças.



A Prefeitura, no entanto, limitou-se a fazer uma pequena reforma no muro frontal da escola, em meados deste ano, ignorando a orientação da Defesa Civil e o apelo da população, materializado em um abaixo-assinado.



“O certo era derrubar aquilo tudo e procurar outro terreno em lugar próprio, arejado, sem sujeira. As crianças lá estão com risco de adoecer. O prefeito tem obrigação de comprar terreno em outro lugar e fazer uma construção digna. Na época da campanha abriu a boca dizendo que ia organizar e só organizou a fazenda dele”, protesta a lavradora.



Iracy também encaminhou, ao Ministério Público Estadual (MPES), uma solicitação particular de serviço de transporte para seu enteado, Wesley Carlos Cesar Heringer, que possui Síndrome de Down e precisa fazer hemodiálise três vezes por semana em Colatina, segundo prescrição médica feita há mais de dois anos.



Desde julho, o transporte deixou de atender a família. Mesmo solicitando providências formalmente, a única resposta que a lavradora obteve da Secretaria foi que “o transporte está sendo ofertado na medida do possível, visto que a demanda é muito grande”, segundo informou o MPES no “pedido de providência” registrado pela moradora.



“A gente não pode contar. A saúde em Nova Venécia é zero. Se precisar de um exame rápido, vai morrer. Espera noventa dias, 120 dias, um ano”, contextualiza a lavradora.



A comunidade vem registrando seguidas denúncias, há quase um ano, em diversos órgãos, como Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-ES) e Companhia Espírito-Santense de Saneamento (Cesan), todos ainda sem resolução efetiva.

Veja mais notícias sobre Cidades.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/