Sexta, 29 Março 2024

Centro de Vitória quer ser referência durante o ciclo natalino

Centro de Vitória quer ser referência durante o ciclo natalino

O Centro de Vitória é um espaço que se destaca pela presença de diversas manifestações socioculturais. Esse é um dos pressupostos para a preparação do projeto Ciclo Natalino do Centro de Vitória: Tradição e Vivências para Fortalecimento da Cultura de Paz, que vem sendo construído por moradores em parceria com o poder público e entidades da sociedade civil que têm presença no bairro.


Uma das grandes novidades, já noticiada no Século Diário, é o projeto de Reviver a Folia de Reis, retomando uma festividade tradicional que há anos não vem sendo realizada. Mas o projeto inclui todo um calendário de programação, que começa no dia 25 de novembro com a realização da Regata de Santa Catarina, tradição que também não vem sendo mais realizada. Na regata se busca o mastro de São Benedito do outro lado da baía de Vitória, que é posteriormente conduzido até a Igreja do Rosário, no Centro da cidade. Assim, no mesmo dia em que se montará um presépio na Praça Costa Pereira, é dado início ao ciclo natalino, um mês antes da data do Natal.


Também no dia 25 de novembro deve ter início o concurso “Tradições e belezas natalinas: celebrando a Cultura da Paz”, no qual moradores e comerciantes serão estimulados a enfeitar suas residências e comércios. O resultado e premiação do concurso serão no dia 29 de dezembro.


No dia 16 de dezembro se realiza a chegada do Menino Jesus ao presépio, que será acompanhada por festividade com grupos de congo, jongo e caxambu. No dia 27 também se celebra no Centro a Festa de São Benedito, tradicional comemoração no Espírito Santo.


Dentro do ciclo natalino, o grupo ainda pretende realizar a festa de virada de ano na Praça Ubaldo Ramalhete, transformando o Reveillon do Centro numa das referências de comemoração dentro da Grande Vitória.


O gran finale das festividades relacionadas com o natal acontece no dia 6 de janeiro, data em que se retiram os enfeites, com o cortejo da Folia de Reis pelas ruas do Centro e dos morros que o circundam. Os preparativos para re-viver a Folia já começaram com a realização de oficinas para organizar a atividade.


“O advento natalino é marcado por práticas e saberes populares que preparam as pessoas e o ambiente para o natal. Momento ritualístico que congrega diferentes etapas na qual a Cultura da Paz é fortalecida”, diz a declaração do grupo organizador.



A expectativa é tornar o Centro a médio prazo como referência nas celebrações natalinas a nível regional, valorizar a autoestima dos moradores do bairro, aumentar o fluxo de turistas e visitantes, fortalecer a economia local durante o período e promover a cultura de paz. Para isso estão sendo realizadas parcerias com associação de moradores, comerciantes, centros culturais e coletivos, prefeitura municipal, governo do Estado e outros órgãos e entidades associadas.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 29 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/