Centro Eliziário Rangel vai realizar virada cultural na Serra

Coluna CulturArte: Cariacica Underground, clipe do Merda, fotos de Max Mauro, orquestra nas escolas

Três anos do Eliziário

Comemorando três anos de existência, o Centro Cultural Eliziário Rangel vai celebrar com a realização de uma virada cultural. O Viradão de Aniversário vai começar num sábado, dia 16 de novembro, e vai até o domingo, com mais de 40 atrações artísticas e culturais em 24 horas de programação totalmente gratuita espalhada pelos três andares do espaço. A programação deve ser divulgada em breve.

Fiat Lux

Cai numa terça-feira, 5 de novembro, Dia Nacional da Cultura. Na ocasião, o município de Cariacica terá o que comemorar. Será entregue o novo sistema de iluminação, com mesa digital, projetores, refletores e lâmpadas especiais no Centro Cultural Frei Civitella, comandado pela Secretaria Municipal de Cultura. O jogo de luz foi comprado a partir de prêmio conquistado em edital da Fundação Nacional de Artes (Funarte), ligada hoje ao Ministério da Cidadania, sendo o único teatro do Espírito Santo contemplado. Logo após a cerimônia, será feita a posse do novo Conselho Municipal de Cultura e a certificação de alunos do curso de operação de som.

Cariacica Underground

Falando em Cariacica, vem aí o segundo encontro Cariacica Underground, que vai acontecer no espaço cultural Chamusquim, no bairro oriente. O evento será no dia 11 de dezembro e tem espaço para seis bandas se apresentarem, além de outras intervenções artísticas.

Que merda!

E já que o tema é underground, vamos falar do Conjunto de Música Jovem MERDA, ou apenas MERDA para os íntimos. O grupo capixaba de hardcore/toscore, que se apresentou recentemente em São Paulo após um tempo sem fazer shows, resolveu aparecer com novidades velhas. "Pode banda lançar clip de música que ja [sic] foi gravada há mais de cinco anos? Pode.", disseram nas redes sociais para comunicar que em breve sairá o clipe tardio da canção Eu vou cagar em cima de você. Além disso, a fita K7 do disco Eu Tenho Pena dos Insetos que me Picam foi lançado em Portugal. Vai chegar ao Brasil na segunda quinzena de novembro e já pode ser adquirida na loja virtual da Laja Records

Orquestra nas escolas

Na última quarta-feira foi feita a abertura da série de concertos da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo (Oses) nas escolas. O evento aconteceu na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Ana Lopes Balestrero, em Flexal, Cariacica, com presença do governador Renato Casagrande e dos secretários de Cultura e Educação. Na ocasião, a orquestra fez uma apresentação conjunta com o rapper Mano Feijó, além de tocar música clássica versões sinfônicas de sucessos do rock, do samba, do congo e até uma canção do videogame Super Mario Bross. Ainda serão realizadas cinco apresentações este ano, entre 18 e 22 de novembro em escolas de Serra, Vila Velha, Vitória e Cariacica

Agora (ainda) é Max!

Bombou o evento de lançamento do acervo fotográfico do ex-governador Max Mauro, realizado no Arquivo Público do Espírito Santo. Além de apresentar o catálogo e CD com fotos, uma exposição estará no local até o início do próximo ano, trazendo imagens e textos sobre Max Mauro e seu pai, Saturnino Rangel Mauro, ex-deputado e fundador do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), cujo arquivo também foi liberado por Max. Auditório e exposição ficaram cheios. O ex-governador esteve presente e mostrou que, mesmo distante das candidaturas eleitorais, continua querido e atraindo multidões.

Cineclubistas capixabas

O Espírito Santo participou com a maior delegação do país na 60ª Jornada Nacional de Cineclubes, ocorrida em Viçosa (MG) que teve como norte a reorganização do Conselho Nacional de Cineclubes (CNC), entidade representativa a nível nacional. A nova presidente da entidade será Tetê Avelar, de Belo Horizonte. Os capixabas estarão representados na direção do órgão por Luciano Guimarães, do Cineclube Ecosocial, na primeira-secretaria. Samira Neto, do Cineclube Nome Provisório, e Lara Toledo, atual presidente da Organização de Cineclubes Capixabas (Occa), integram o Conselho Fiscal do CNC.

Comente Aqui
Confirme seu comentário no e-mail em até 48 horas para mantê-lo ativo.
Atenção caros leitores, comentários com link não serão mais aceitos. Evite ser bloqueado.
0 Comentários

Seja o primeiro a comentar.

Matérias Relacionadas

Mostra Sesc apresenta panorama audiovisual capixaba e brasileiro

A partir de sábado serão exibidas 23 obras em sessões gratuitas de diversos estados do país no Sesc Glória

Madalena do Jucu 30 anos depois de Martinho da Vila

Livro de Déborah Sathler reúne pesquisa e entrevistas sobre o passado e presente do congo capixaba

Arte de Rua é tema de debate do Radicais Livres ES

Encontro será nesta quinta-feira e convida artistas ligados ao hip hop para bate-papo no Centro de Vitória

Espetáculo 'Pele' encerra temporada do projeto Cena Diversa

Fora dos clichês, peça une cadeirantes e andantes em obra que aborda amor, paixão e sexualidade