Sábado, 20 Abril 2024

Centro Eliziário Rangel vai realizar virada cultural na Serra

Centro Eliziário Rangel vai realizar virada cultural na Serra

Três anos do Eliziário


Comemorando três anos de existência, o Centro Cultural Eliziário Rangel vai celebrar com a realização de uma virada cultural. O Viradão de Aniversário vai começar num sábado, dia 16 de novembro, e vai até o domingo, com mais de 40 atrações artísticas e culturais em 24 horas de programação totalmente gratuita espalhada pelos três andares do espaço. A programação deve ser divulgada em breve.


Fiat Lux


Cai numa terça-feira, 5 de novembro, Dia Nacional da Cultura. Na ocasião, o município de Cariacica terá o que comemorar. Será entregue o novo sistema de iluminação, com mesa digital, projetores, refletores e lâmpadas especiais no Centro Cultural Frei Civitella, comandado pela Secretaria Municipal de Cultura. O jogo de luz foi comprado a partir de prêmio conquistado em edital da Fundação Nacional de Artes (Funarte), ligada hoje ao Ministério da Cidadania, sendo o único teatro do Espírito Santo contemplado. Logo após a cerimônia, será feita a posse do novo Conselho Municipal de Cultura e a certificação de alunos do curso de operação de som.


Cariacica Underground


Falando em Cariacica, vem aí o segundo encontro Cariacica Underground, que vai acontecer no espaço cultural Chamusquim, no bairro oriente. O evento será no dia 11 de dezembro e tem espaço para seis bandas se apresentarem, além de outras intervenções artísticas.


Que merda!


E já que o tema é underground, vamos falar do Conjunto de Música Jovem MERDA, ou apenas MERDA para os íntimos. O grupo capixaba de hardcore/toscore, que se apresentou recentemente em São Paulo após um tempo sem fazer shows, resolveu aparecer com novidades velhas. "Pode banda lançar clip de música que ja [sic] foi gravada há mais de cinco anos? Pode.", disseram nas redes sociais para comunicar que em breve sairá o clipe tardio da canção Eu vou cagar em cima de você. Além disso, a fita K7 do disco Eu Tenho Pena dos Insetos que me Picam foi lançado em Portugal. Vai chegar ao Brasil na segunda quinzena de novembro e já pode ser adquirida na loja virtual da Laja Records


Orquestra nas escolas


Na última quarta-feira foi feita a abertura da série de concertos da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo (Oses) nas escolas. O evento aconteceu na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Ana Lopes Balestrero, em Flexal, Cariacica, com presença do governador Renato Casagrande e dos secretários de Cultura e Educação. Na ocasião, a orquestra fez uma apresentação conjunta com o rapper Mano Feijó, além de tocar música clássica versões sinfônicas de sucessos do rock, do samba, do congo e até uma canção do videogame Super Mario Bross. Ainda serão realizadas cinco apresentações este ano, entre 18 e 22 de novembro em escolas de Serra, Vila Velha, Vitória e Cariacica


Agora (ainda) é Max!


Bombou o evento de lançamento do acervo fotográfico do ex-governador Max Mauro, realizado no Arquivo Público do Espírito Santo. Além de apresentar o catálogo e CD com fotos, uma exposição estará no local até o início do próximo ano, trazendo imagens e textos sobre Max Mauro e seu pai, Saturnino Rangel Mauro, ex-deputado e fundador do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), cujo arquivo também foi liberado por Max. Auditório e exposição ficaram cheios. O ex-governador esteve presente e mostrou que, mesmo distante das candidaturas eleitorais, continua querido e atraindo multidões.


Cineclubistas capixabas


O Espírito Santo participou com a maior delegação do país na 60ª Jornada Nacional de Cineclubes, ocorrida em Viçosa (MG) que teve como norte a reorganização do Conselho Nacional de Cineclubes (CNC), entidade representativa a nível nacional. A nova presidente da entidade será Tetê Avelar, de Belo Horizonte. Os capixabas estarão representados na direção do órgão por Luciano Guimarães, do Cineclube Ecosocial, na primeira-secretaria. Samira Neto, do Cineclube Nome Provisório, e Lara Toledo, atual presidente da Organização de Cineclubes Capixabas (Occa), integram o Conselho Fiscal do CNC.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/