Quarta, 17 Abril 2024

Cine Holliúdy será atração do Festival de Cinema no litoral capixaba

Cine Holliúdy será atração do Festival de Cinema no litoral capixaba

Maior evento audiovisual do Espírito Santo, o Festival de Cinema de Vitória (FCV), que acontece anualmente, também realiza suas versões itinerantes, de verão nas praias e de inverno as montanhas, com programação gratuita e ao ar livre. Nesta sexta-feira (10), às 19h, será a estreia do ano com a realização de atividades na Praia do Morro, em Guarapari.


Até o final do mês, também haverá exibições na Barra do Jucu (Vila Velha), Guriri (São Mateus), Manguinhos (Serra) e Piúma. A cada local, a produção do festival chega com um caminhão equipado para projeção, contando com uma tela de 8m x 6m e uma equipe de promoção que divulga, nas praias e pontos de interesse, as atividades nos dias anteriores. Depois que o sol se põe, os banhista já começam a se ajeitar para as sessões, que costuma mobilizar público entre mil e 2 mil pessoas.


O filme principal deste ano será Cine Holliúdy 2: A Chibata Sideral, longa-metragem brasileiro de classificação livre que conta a história de um exibidor de cinema cearense que resiste em sua profissão enquanto acontece o avanço da televisão no Brasil e a transformação de muitas salas de cinema em igrejas. Nesta sexta-feira, em Guarapari, o filme será seguido de um show com o sambista Tunico da Vila. 



Cena do filme Cine Holliúdy 2: A Chibata Sideral, que será exibido no festival. Foto: Divulgação


No sábado (11), também às 19h na Praia do Morro, acontece uma exibição do projeto Festivalzinho de Cinema de Vitória, com foco no público infantil, incluindo a exibição de oito curta-metragens. Para finalizar, haverá apresentação musical com o grupo BatuQdellas.


O festival está realizando pelo vigésimo ano consecutivo suas edições itinerantes, que iniciaram com bairros de Grande Vitória e depois passaram a transitar pelo litoral e montanhas, aproveitando as regiões de grande movimento e fluxo de visitantes capixabas e de outros locais. "Pesquisamos nessas cidades quantas salas de cinema exibiam cinema brasileiro e vimos que são pouquíssimas, pois as obras nacionais ou não entravam ou ficavam muito pouco tempo em cartaz", conta Larissa Delbone, produtora do Festival.


As atividades deste verão começaram, na verdade, ainda em dezembro, com a realização de oficinas de Realização em Cinema e Vídeo e Trilha Sonora para alunos da rede de ensino municipal e estadual de Guarapari. O resultado dessas atividades também será apresentado na sexta-feira com exibição do curta-metragem Monazi, produzido pelos alunos com trilha sonora executada ao vivo, antes da exibição de Cine Holliúdy 2.



Sessões de cinema acontecem ao ar livre. Foto: Tati Hauer


Depois de Guarapari, o festival itinerante estará na Praça Pedro Valadares, Barra do Jucu, no dia 14 de janeiro, às 19h, mesmo horário em que será feita a sessão do dia 18 de janeiro na Praia de Guriri. Em Piúma, a exibição acontecerá na Praça Dona Carmen às 19h30 do dia 25 de janeiro. O fechamento da temporada, em Manguinhos, será na Praça São Sebastião, a partir das 19h do dia 31 de janeiro, contando com exibição do filme seguida de show de encerramento com Samba Pras Moças.


"É um desdobramento mais que necessário do festival, pois sai da capital e encontra um público que precisa conhecer ou se aproximar mais do cinema brasileiro. Consegue atingir um público que não conhecia o Festival de Cinema de Vitória", ressalta Larissa. Ela destaca a forma descontraída com que as sessões acontecem, à beira da praia, permitindo acesso de famílias inteiras. "Só um projeto genuinamente brasileiro poderia se desenvolver com tanta identificação em relação ao público", conclui.


AGENDA CULTURAL


Festival de Cinema de Vitória Itinerante


Quando: de 10 a 31 de janeiro


Onde: Guarapari, Vila Velha, São Mateus, Piúma e Serra


PROGRAMAÇÃO


Guarapari


10 de Janeiro (sexta-feira)  /19h/ Praia do Morro


- Exibição do filme Monazi produzido nas oficinas de Realização em Cinema e Vídeo e Trilha Sonora com alunos da rede de ensino municipal e estadual com Trilha Sonora tocada ao vivo;


- Exibição do filme Cine Holliúdy 2: A Chibata Sideral e show com Tunico da Vila.


11 de Janeiro (sábado) /19h/ Praia do Morro


- Sessão do 20º Festivalzinho de Cinema de Vitória


- Show com BatuQdellas.


Barra do Jucu/Vila Velha


14 de janeiro (terça-feira) /19h/ Praça Pedro Valadares


- Exibição do filme Cine Holliúdy 2: A Chibata Sideral


Guriri/São Mateus


18 de janeiro (sábado) /19h/ Praia de Guriri


- Exibição do filme Cine Holliúdy 2: A Chibata Sideral


Piúma


25 de janeiro (sábado) /19h30/ Praça Dona Carmen


- Exibição do filme Cine Holliúdy 2: A Chibata Sideral


Manguinhos/Serra


31 de janeiro (sexta-feira) /19h/ Praça São Sebastião


- Exibição do filme Cine Holliúdy 2: A Chibata Sideral


- Show de encerramento: Samba pras Moças

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 18 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/