Quarta, 24 Abril 2024

Coco, afoxé, maracatu e congo no Mucane

Coco, afoxé, maracatu e congo no Mucane

Ritmos afrobrasileiros marcam o Àjodun Oré Mejí, evento de aniversário dos grupos Arakorin e Maracatu Santa Maria. Além de apresentações musicais, as atividades nestes dias 13 e 14 de dezembro incluem também oficinas e roda de conversa no Centro de Vitória.


O Arakorin está completando seis anos e foi criado em 2013, na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), para promover a troca de conhecimento entre saberes tradicionais e acadêmicos junto aos povos tradicionais de matriz africana, sob coordenação inicial da falecida professora e então vice-reitora Cida Barreto. Já o Maracatu Santa Maria, celebra seu primeiro ano de existência a partir de oficinas e formações feitas no Espírito Santo por Rumenig Dantas, batuqueiro da Nação do Maracatu Porto Rico, de Pernambuco. 


Há meses os dois grupos começaram uma aproximação por conta da afinidade de interesses e decidiram comemorar juntos os aniversários. “A proposta é celebrar os aniversários e a parceria iniciada este ano para juntos somar forças, com o objetivo de mostrar um pouco do trabalho dos grupos e também comemorar esse tempos de ação conjunta”, diz Ronan Aguiar, coordenador do Arakorin.


A primeira atividade acontece nesta sexta-feira, às 19h, com o bate-papo “Aquilombar com sabedoria”, que contará com presença de Rumenig, do Ogan Pai Marcos de Odé, do Ylê Axé Oxossi Gangoubira e mestre do grupo Arakorin, e do Mestre Naio, da Banda de Congo Beatos de São Benedito. Será no Palácio Sônia Cabral, com entrada gratuita.


No sábado (14), as atividades começam às 9h com a oficina “Ritmos africanos e suas danças” comandada pelo Pai Marcos de Odé. Às 14h, haverá a oficina “Maracatu de baque virado”, com Rumenig Dantas, que vai compartilhar sobre os fundamentos desta cultura. As oficinas também serão no Palácio Sônia Cabral e terão valor de R$ 30 cada uma ou R$ 50 para quem quiser realizar as duas. A confirmação deve ser feita pelo telefone 99602-5976 (Julia).


O encerramento e momento de celebração terá início no sábado às 19h no Museu Capixaba do Negro – Veronica da Pas (Mucane), com a festa de comemoração ao ritmo de congo, maracatu, coco, afoxé e outros ritmos, com entrada gratuita. 

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 24 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/