sexta-feira, novembro 22, 2024
23.9 C
Vitória
sexta-feira, novembro 22, 2024
sexta-feira, novembro 22, 2024

Leia Também:

Codesa ainda não acena com medidas imediatas contra poluição em Paul

Em reunião realizada no último dia 17 com moradores da região de Paul, em Vila Velha, para discutir uma saída para a sujeira produzida pelas obras de ampliação do Terminal Dolfins de Atalaia, a Companhia de Docas do Espírito Santo (Codesa) não apresentou medidas imediatas. Há três meses os moradores convivem com o pó oriundo do depósito das pedras em área vizinha ao Morro do Atalaia.
 
Representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e Prefeitura de Vila Velha (PMVV) também participaram da reunião.
 
A Codesa disse que está em contato com o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) para a elaboração de um projeto de contenção da poeira. As pedras estão sendo depositadas em uma área que favorece a incidência de poluição sobre as residências. Como efeito da situação, moradores relatam sujeira nas casas e o aparecimento de doenças respiratórias. 
 
A companhia também sugeriu a implantação de cinturão verde e plantio de grama.
 
Outra cobrança, que envolve também o Dnit, é a construção de estrada para o porto. A intenção é para melhorar o escoamento das chuvas e evitar alagamento na região de Paul em períodos de chuva forte. O Dniti respondeu que teria de haver assinatura de convênio entre os órgãos para o repasse da área – trecho da BR-447, conhecida como Rodovia de Capuaba – para a Codesa, que então assumiria as obras.
 
Outro problema enfrentado pelos moradores da região são galerias assoreadas. Por vezes a água das residências retornam pelos ralos, situação agravada em período de maré cheia. Os moradores cobram da Prefeitura de Vila Velha a limpeza das galerias das ruas: Bernadino Monteiro, Lucimery Stein Lima, Ana Brandão, Jair De Araujo, Alfa, Beta, Jeronimo Monteiro, Paulo Natali, Vasco Alves e Travessa Alfenas. 
 
A próxima reunião entre moradores e órgão está agendada para 18 de fevereiro.

Mais Lidas