Sexta, 26 Abril 2024

???Coincidência???


Não sei o que é pior. O tipo de manobra que o líder do Governo, Gildevan Fernandes (PMDB), se propôs a executar na Assembleia Legislativa para barrar a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Cesan ou a justificativa que apresentou à imprensa. Acredite se puder: embora atenda a todas as ordens do governador Paulo Hartung (PMDB) e tenha sido o autor da emenda ao projeto de 2015 que garantiu o golpe à comissão, apresentada exatamente um dia após o protocolo da CPI, Gildevan tratou o episódio como uma mera “coincidência”. Quer dizer, segundo o deputado, a carta na manga que sacou sorrateiramente nessa quarta-feira (5) em uma matéria antiga e estranha ao assunto, para mudar o Regimento Interno, não tem nada a ver com a Cesan! O efeito imediato de permitir a retirada de assinatura pelos deputados nos pedidos de comissões, o que garante o sepultamento de vez a CPI, também não! A missão cumprida por Gildevan atende perfeitamente à estratégia do Palácio Anchieta de impedir, a qualquer custo, uma investigação sobre os serviços de água e esgoto da companhia. Mas, sem dúvida, só pode ser coincidência. Ah, Gildevan! 
Cochilou
Aliás, como líder do Governo, Gildevan comeu mosca legal. Não percebeu a movimentação dos deputados para protocolar a CPI e precisou apelar no dia seguinte para conseguir reverter o cenário. Se tivesse entrado em campo antes, livrava o governador do desgaste. A mão pesada de Hartung no processo expôs fragilidade. 
Não leu
Já que o assunto é desculpa rasa, os deputados estaduais estão tão acostumados a não ler o que assinam ou aprovam, que acham plausível usar isso como argumento.  Foi o que José Esmeraldo alegou, como divulgado nesta quinta-feira (6) na mídia corporativa. “Assinei sem ler”, referindo-se ao pedido de criação da CPI da Cesan. Ele é um dos que irá recuar da assinatura.
Não leu II
Na mesma situação está Padre Honório (PT), outro propenso a retirar assinatura do documento. Assinou, diz ele, sem “se atentar para os detalhes do propósito da CPI”. Gente, como assim?????
Governista
O terceiro que já mostrou mudar de posição é Gilsinho Lopes (PR). Saiu em defesa do governo. Quem te viu...
Filha de peixe...
Enquanto o partido discute a saída ou não do governo, a filha do ex-prefeito João Coser, presidente regional do PT, Karla Silva Coser, acaba de ser nomeada para o cargo comissionado de assessora especial, nível II, na Secretaria de Desenvolvimento (Sedes). O salário para o cargo de referência QCE-5 é de R$ 2.734,57, o menor entre os de assessor especial. A nomeação saiu no Diário Oficial desta quinta-feira (6).
Cego, surdo e mudo
Os capixabas aguardam o posicionamento do prefeito de Vitória, Luciano Rezende (PPS), sobre mais um vídeo que circula no WhatsApp provando o crime cometido, dia e noite, pelas poluidoras Vale e ArcelorMittal contra o meio ambiente e a saúde dos moradores da Grande Vitória. Não vale fingir que não recebeu, hein, Luciano.
Acumulou
A propósito, o vice Sérgio Sá (PSB) foi designado para o comando da pasta de Obras e Habitação, como informa ato publicado nessa quinta. O socialista já ocupava, na gestão passada, a Secretaria de Habitação, agora fundida com a de Obras.
Visita
Será nesta sexta-feira (7) a visita do ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, ao município de São Mateus (norte do Estado), para debater a seca das regiões norte e noroeste do Estado. Na Faculdade Cricaré, às 10 horas. Mais um que chega por essas bandas por articulação da senadora Rose de Freitas (PMDB).
Nas redes
“Enquanto isso, PH fez dois Refis em dois anos, além de criar outros mecanismos para livrar os sonegadores”. (Deputado estadual Sérgio Majeski – PSDB – sobre a notícia de que a Polícia Federal vai investigar empresas que devem R$ 9 bilhões no Estado).
PENSAMENTO:
“A parte que ignoramos é muito maior que tudo quanto sabemos”. Platão

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/